domingo, junho 23, 2024
domingo, junho 23, 2024

Expansão das franquias impulsiona geração de novos postos de trabalho no 1º tri

Um anúncio feito recentemente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostra que o desemprego no Brasil caiu em 21 estados e no Distrito Federal no primeiro trimestre de 2024, quando comparado com o mesmo período do ano passado. O levantamento ainda revela que a taxa de desocupação nos três primeiros meses deste ano fechou em 7,9%, considerado o menor patamar em 10 anos.

Tais dados englobam um detalhamento da pesquisa de Pnad Contínua trimestral, divulgada no início deste mês. Corroborando tais dados, com planos de expansão robustos, marcas de franquias que atuam em todo território nacional, em segmentos variados, assumem um importante papel na criação e manutenção de vagas no mercado de trabalho.

De acordo com dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), tendo em vista a expansão do volume de unidades e de redes, o setor de franquias segue empregando diretamente mais pessoas. De acordo com o balanço do franchising em 2023, o número de trabalhadores diretos subiu de 1.589.276 para 1.701.726, apontando um crescimento de 7,1% em relação ao ano anterior. O levantamento também aponta que cada unidade de franquia gera, em média, nove empregos diretos.

No primeiro trimestre de 2024, por exemplo, a 5àsec, maior rede de lavanderias do Brasil, implantou 10 novos pontos de vendas em diferentes estados. Com essa movimentação, a marca francesa gerou mais de 40 novos empregos para vários cargos. Já a Água Doce Sabores do Brasil, uma franquia que leva o sabor da culinária brasileira por meio de pratos e drinques variados, registrou um aumento de 5% nas contratações desde o início de ano. Além disso, a marca inaugurou três restaurantes localizados em São José do Rio Preto (SP), Taquaritinga (SP) e Uberaba (MG), que juntos somaram a contratação de, em média, 35 novos colaboradores. Ainda no segmento de alimentação, o Divino Fogão, rede de comida da fazenda que atua em praças de alimentação de shopping centers, selecionou mais de 40 profissionais para atuarem em novos restaurantes da marca, abertos em empreendimentos das cidades de São José dos Pinhais (PR), Cariacica (ES) e Rio de Janeiro (RJ).

Levando em conta os dados de janeiro a março deste ano, a Calçados Bibi, rede de calçados pioneira no segmento infantil, efetuou contratações tanto no Varejo quanto na Indústria. Com duas plantas fabris, sendo uma em Parobé (RS) e outra em Cruz das Almas (BA), só na produção industrial foram 162 empregos gerados, sendo 82 na operação do Sul e 80 na baiana. Já nas lojas próprias, a Bibi selecionou 31 novos talentos para atuarem com a venda de calçados para crianças de 0 a 9 anos. Também atuando no segmento de moda infantil, a Milon, rede de vestuário infantil com inspiração europeia, pertencente ao Grupo Kyly, inaugurou quatro lojas em diferentes estados brasileiros, fazendo com que, ao menos, 12 vagas de empregos fossem geradas.

Atuando no segmento educacional, o Grupo MoveEdu é detentor das marcas Microlins e Prepara Cursos, que oferecem cursos profissionalizantes, de idioma, além de graduação e pós-graduação, e da Ensina Mais Turma da Mônica, uma rede de apoio escolar, que também conta com cursos de robótica e programação para crianças. Neste período foram abertas 15 novas escolas do grupo, sendo cinco da Microlins, quatro da Prepara Cursos e seis da Ensina Mais Turma da Mônica, em diferentes estados, de Norte a Sul do Brasil. Juntas, as operações foram responsáveis pela criação de mais de 150 vagas de emprego.

Com 700 unidades em operação, a Casa do Construtor é a maior rede franqueadora de locação de equipamentos para construção civil, pintura, limpeza e jardinagem da América Latina. Cada uma das unidades emprega, em média, cinco profissionais, sendo um atendente, um gerente, um mecânico e um motorista. A Rede está em processo de implantação de 24 unidades e, com isso, há 120 vagas de emprego abertas em várias regiões do País.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas