quarta-feira, julho 24, 2024
quarta-feira, julho 24, 2024

BTG Pactual anuncia aquisição da Órama Investimentos

O BTG Pactual (BPAC11), maior banco de investimentos da América Latina, anunciou nesta segunda-feira (02/10), a aquisição de 100% do capital social da Órama DTVM, uma das principais distribuidoras de investimentos do Brasil. A aquisição faz parte da estratégia de expansão das plataformas digitais do banco, com aumento da base de clientes e avanço na oferta de produtos e serviços para pessoas físicas.

“Estamos muito animados com a aquisição, que vai possibilitar aos clientes Órama acesso a plataforma completa do BTG, como banking, Pix, cartão de crédito, conta de investimentos offshore com banking e cartão de débito nos Estados Unidos”, assegura Marcelo Flora, sócio responsável pelas Plataformas Digitais do BTG Pactual.

Segundo o executivo, o negócio vai trazer ainda mais ganhos de escala e ampliar base de clientes, trazendo diluição de custos fixos, ganhos de eficiência, sinergia, produtividade. “Tudo isso se traduzirá em melhores condições para todos os nossos clientes com produtos mais acessíveis e competitivos”, afirma Flora.

Fundada por Selmo Nissenbaum, Guilherme Horn, Roberto Rocha e Habib Nascif, a Órama foi oficialmente lançada ao mercado em 2011 como a primeira plataforma do Brasil dedicada exclusivamente a distribuição de fundos de investimentos. Em 2014 passou também a distribuir produtos de renda fixa e em 2018 foram incorporados os produtos de renda variável e previdência. Com 370 funcionários e 300 assessores de investimentos registrados na Ancord, a Órama está presente no Rio de Janeiro e São Paulo, conta com aproximadamente R$18 bilhões em ativos sob custódia e 360 mil clientes.

Entre os principais acionistas da companhia, que vendem agora a totalidade de suas participações, estão a Rede D’Or, que incorporou os 25% adquiridos pela SulAmérica em 2019, e a Globo Ventures que havia comprado 25% em 2017.

A venda para o BTG é parte de um movimento estratégico e representa a consolidação do sucesso da Órama, empresa que nasceu inovadora no segmento, com o foco na democratização dos investimentos e educação financeira.

“Com o acordo, os clientes Órama continuarão a ter acesso a produtos e serviços de qualidade, com o selo de solidez e credibilidade do BTG, um player de reconhecida excelência. Na outra ponta, além da gestora, parte dos sócios vai focar no que chamamos de Investment as a Service – IaaS, conjunto de soluções que atendem a varejistas e demais empresas, de diversos setores, que buscam oferecer investimentos aos seus clientes”, diz Habib Nascif, CEO da Órama.

A conclusão e fechamento do acordo de compra da Órama DTVM estão sujeitos às aprovações regulatórias necessárias, inclusive do Banco Central do Brasil. O valor total da transação acordado entre as partes foi fixado em R$500 milhões.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas