domingo, junho 23, 2024
domingo, junho 23, 2024

Supermercadistas aprovam medida de zerar impostos para importação de três tipos de arroz

Nesta segunda-feira (20), o comitê executivo da Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou uma importante medida, a isenção de imposto de importação para três tipos de arroz. A iniciativa visa garantir o abastecimento do produto, após as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, estado responsável por boa parte do arroz produzido no Brasil.

Com a decisão, dois tipos de arroz parboilizado e um tipo polido/brunido foram incluídos na lista de exceção do imposto. A isenção tem validade até 31 de dezembro de 2024. Com isso, o governo pretende evitar problemas de desabastecimento ou de aumento do preço do produto no país, por conta de algum desequilíbrio entre a oferta e a procura.

Para o primeiro vice-presidente da Associação das Américas de Supermercados e presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, a decisão deve surtir efeito rapidamente, pois facilitará a aquisição do produto de imediato. “A iniciativa da Camex chega em boa hora. Apesar dos produtores gaúchos terem colhido 82% da safra deste ano, eles ainda podem enfrentar alguma dificuldade para escoar com velocidade sua produção. Por isso, ao zerar as tarifas de importação, os fornecedores e os supermercadistas terão maior oferta do produto, evitando a possibilidade de escassez do arroz e, ao mesmo tempo, mantendo o preço justo, para todos”, finaliza o executivo.

ASSERJ

Foi com um pequeno número de associados que nasceu a Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), mais precisamente em 1969, um ano após a atividade supermercadista ser definida e regulamentada no País. Criada com o intuito de fortalecer e defender a cadeia supermercadista do Estado, a ASSERJ atendeu bem ao seu objetivo principal.

Há mais de cinco décadas representando e defendendo os interesses do setor, a ASSERJ adquiriu know-how no setor supermercadista, oferecendo aos seus associados cursos de aperfeiçoamento, palestras, consultoria e assessoria na área jurídica, gestão, recursos humanos, prevenção de perdas, alimentos seguros, marketing, além de muitas outras atividades relevantes para o setor.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas