quinta-feira, maio 23, 2024
quinta-feira, maio 23, 2024

Pix Automático: conheça a nova modalidade que chega para facilitar a vida dos brasileiros

*Por Tiago Costa

O Banco Central do Brasil tem sido reconhecido mundialmente por sua agenda de inovação. Um dos anúncios mais recentes da instituição é o Pix Automático, com lançamento previsto para abril de 2024, que funciona como uma espécie de débito automático, com autorização prévia dos consumidores. A novidade será gratuita para o pagador, podendo ser tarifada no recebimento pelas empresas.

Hoje, o débito automático depende de convênios bilaterais com as instituições, gerando complexidade operacional e custos elevados, o que restringe o serviço a grandes empresas, geralmente prestadoras de serviços públicos.

Já o Pix Automático amplia a abrangência do serviço. Segundo o BC, vale para empresas de qualquer segmento e porte, como débitos de consumo de energia elétrica, gás, telefonia, internet, seguros, escolas, academias, condomínios, serviços de streamings, clubes por assinatura, entre outros.

O novo recurso promete trazer mais facilidade e conveniência. Com a autorização prévia para débitos recorrentes, os pagamentos são realizados automaticamente, eliminando a necessidade de realizar transferências ou pagamentos manuais, todo mês. Isso proporciona uma experiência prática e conveniente para os clientes, economizando tempo e evitando esquecimentos e atrasos. Além da redução nos riscos de não pagamento, também caem os custos administrativos, o que beneficia tanto os negócios quanto os clientes.

Assim como o Pix tradicional revolucionou as transações financeiras dos brasileiros, a expectativa é que a funcionalidade seja bem recebida pelos usuários por oferecer eficiência e uma melhor experiência nos pagamentos do dia a dia.


*Tiago Costa é cofundador e CTPO do Bankly

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas