quarta-feira, julho 24, 2024
quarta-feira, julho 24, 2024

FDG investe R$10 milhões em projeto de melhoria da qualidade do ensino básico em Minas

A FDG (Fundação da Gide), uma instituição especializada em educação que celebrou recentemente seus 25 anos, está contribuindo com a melhoria da educação básica em Minas Gerais. Comprometida com a qualidade da educação no país, a instituição tem desempenhado desde 2019 um papel fundamental na transformação do ensino fundamental da rede estadual de Minas Gerais, impactando positivamente a vida de milhares de estudantes.

A instituição acredita que a aprendizagem é a finalidade máxima da rede pública de ensino e utiliza como referência interna o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Para promover melhor resultado no índice, a FDG utiliza o sistema GIDE (Gestão Integrada da Educação), idealizado pela Profa. Maria Helena Godoy, referência técnica da fundação.

O projeto em Minas, denominado “Gestão Pela Aprendizagem”, que teve início em 2019 com a participação de 251 escolas, cresceu em escopo e impacto ao longo dos anos. Durante os dois primeiros anos, o projeto foi 100% custeado pela FDG, com um investimento de cerca de R$10 milhões. O sucesso notável do projeto, evidenciado pelos resultados parciais de aprendizagem nas escolas atendidas e pelo alto índice de satisfação dos professores e gestores escolares, atraiu a atenção de sete organizações privadas, que começaram a apoiá-lo a partir de 2021. Assim, Instituto MRV, Instituto Localiza, Grupo Super Nosso, IAMAR, Tradimaq, PLasmar Advogados e Rotary Club de Belo Horizonte Oeste uniram forças com a Fundação para impulsionar a educação mineira.

“A FDG está comprometida em transformar a educação básica no Brasil, e estamos orgulhosos do progresso que alcançamos até agora. Nossa parceria com o Governo de Minas Gerais e o apoio valioso de nossos parceiros privados estão tornando possível uma mudança real na vida de nossos estudantes e servidores. Estamos ansiosos para continuar esse trabalho e alcançar mais escolas em todo o país”, comenta Rodrigo Godoy, CEO da FDG.

FDG

A FDG é uma instituição de direito privado instituída em 1997 e tem o propósito de transformar o Brasil pela educação de qualidade, atuando na melhoria da gestão educacional em redes públicas de ensino para o alcance de resultados de aprendizagem. A visão de futuro da fundação é ajudar a posicionar o Brasil entre as 10 melhores nações em educação básica até 2040.

Para a comparação internacional, a fundação se baseia no PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), um estudo comparativo realizado a cada três anos pela Organização Para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que mede a qualidade da aprendizagem dos alunos aos 15 anos.

Hoje, a FDG atende 1.100 escolas brasileiras entre convênios diretos e parcerias com a iniciativa privada, e tem como meta estender esse sucesso para 3.000 escolas em todo o Brasil. Essa expansão permitirá que ainda mais estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade e melhorem seus resultados acadêmicos.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas