quarta-feira, julho 24, 2024
quarta-feira, julho 24, 2024

Danone lança programa de inovação focado em encontrar soluções de sustentabilidade

Empresa líder global de alimentos e bebidas, a Danone Brasil acaba de lançar a primeira edição do Programa Fermenta Impacto+, programa de inovação aberta voltado para implementação de soluções de startups de impacto que auxiliam o atingimento de metas de sustentabilidade da companhia.

Buscando acelerar a transformação digital, fortalecer a cultura de inovação na Danone e desenvolver novos modelos de negócios da empresa, com ênfase em impacto socioambiental, a companhia selecionou, em parceria com o Quintessa – aceleradora de impacto pioneira do país – três startups para desenvolverem projetos que sejam Tudo de Bom, Tudo de Bem para a saúde das pessoas e do planeta, contribuindo com o alcance de metas de sustentabilidade da companhia.

“Nos unimos ao Quintessa em busca de parceiros que possam acelerar o atingimento das nossas ambições em ESG, além de estimularem a cultura da inovação aberta e o intraempreendedorismo na companhia.” declara Michael Behrndt, Diretor-Executivo de Inovação e Sustentabilidade da Danone Brasil.

Para a edição deste ano, foram definidos como foco as temáticas de Mudanças Climáticas e Economia Circular. Para priorizar os desafios dentro dessas duas temáticas, foram entrevistadas pessoas de 12 áreas diferentes da empresa. Ao fim do processo, foram mapeados seis desafios: Mudanças Climáticas: Capacitação escalável e didática para o produtor rural e Manejo adequado de esterco para melhor tratamento do dejeto; Economia Circular: Venda de alimentos próximos à data de vencimento, Soluções para maior geração de valor de sobras de matéria prima, Soluções para fomentar a cadeia de reciclagem das embalagens pós consumo, com praticidade para o consumidor final e Desenvolvimento de embalagens compostáveis.

“A parceria entre Quintessa e Danone no Programa Fermenta Impacto+ é uma oportunidade que gera valor para ambas as partes. Para as startups envolvidas, representa a chance de implementar soluções inovadoras, enquanto a Danone ganha eficácia na execução de sua estratégia de negócios, alinhada às suas metas de sustentabilidade”, complementa Anna de Souza Aranha, Co-CEO do Quintessa.

O Fermenta Impacto+ recebeu 48 inscrições e selecionou 18 empreendedores(as) para participar da etapa de entrevistas individuais e checar a sinergia com os desafios propostos. Desses, nove negócios participaram do Pitch Day para apresentar suas soluções, sendo esta a fase final antes do anúncio das três startups vencedoras, que estruturarão o plano de execução do piloto em cocriação com a equipe da Danone e do Quintessa, a ser implementado no decorrer de 2024.

Danone

Uma empresa global líder em alimentos e bebidas, operando em categorias com foco em saúde, tendências e rápido crescimento. No Brasil, oferecemos produtos Lácteos, à Base Vegetal e Nutrição Especializada. Com uma missão de levar saúde por meio da alimentação ao maior número possível de pessoas, a Danone visa inspirar práticas alimentares e de consumo mais saudáveis e sustentáveis, comprometendo-se a alcançar um impacto mensurável em nutrição, no social e ambiental.

Desde 2021, a Danone se tornou a primeira grande empresa alimentícia no Brasil a obter a certificação B Corp™ para todas as suas marcas no país. Globalmente, a Danone definiu sua estratégia Renew para restaurar o crescimento, a competitividade e a criação de valor no longo prazo. Com 100.000 funcionários e produtos vendidos em mais de 120 mercados, a Danone gerou € 27,7 bilhões em vendas em 2022. O portfólio da Danone inclui marcas líderes internacionais (Actimel, Activia, Aptamil, Danette, Danonino, YoPRO, Nutricia, entre outras).

Listada na Euronext Paris e presente no mercado OTCQX por meio de um programa ADR (American Depositary Receipt), a Danone faz parte dos principais índices de sustentabilidade, incluindo os administrados pela Vigeo Eiris e Sustainalytics, bem como o Ethibel Sustainability Index, o MSCI ESG Índices, o FTSE4Good Index Series, o Bloomberg Gender Equality Index e o Access to Nutrition Index. Até 2025, a Danone pretende se tornar uma das primeiras empresas multinacionais a obter a certificação global B Corp™.

Quintessa

Ecossistema de soluções empreendedoras e inovadoras para os desafios sociais e ambientais centrais do país. Desde 2009, trabalha pela integração estratégica entre impacto positivo e resultado financeiro, atuando junto a empreendedores de negócios de impacto, grandes empresas, investidores, institutos e fundações para promover as agendas de inovação, impacto positivo e ESG. ​Pioneira no campo, a aceleradora de impacto ​já ​identificou e ​mapeou mais de cinco mil startups e impulsionou mais de 250 startups de impacto de destaque em áreas como educação, saúde, meio ambiente, cidades sustentáveis e inclusão.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas