quarta-feira, julho 24, 2024
quarta-feira, julho 24, 2024

Com tendência ao crescimento, produção de pescado deve aumentar 32,8%

Entre os dias 24 e 26 de outubro, será realizado a Seafood Show Latin America 2023, evento formatado para consolidar e fomentar o mercado de pescado no Brasil. Organizada pela Francal Feiras, maior promotora de capital nacional de eventos de negócios do País, a feira tem como objetivo o de trazer novidades para o setor que cresce ano a ano. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO/ONU), os países da América Latina devem aumentar a produção de pescado em 32,8% até 2030.

No mesmo período, o consumo regional, hoje perto dos 10 kg per capita/ano, pode chegar aos 15 kg per capita/ano. No Brasil, de acordo com o último levantamento feito pela Associação Brasileira de Psicultura (PeixeBR), é possível acompanhar a alta do consumo com o aumento da produção de peixes de cultivo no país, sendo em 2014 o total de 578,8 mil toneladas com aumento para 860,35 mil em 2022.

“O consumo de pescado no Brasil tem crescido devido à conscientização sobre os benefícios à saúde associados ao consumo de peixes e frutos do mar, fenômeno que se acentuou com a pandemia. Além disso, a indústria tem evoluído a passos largos, buscando entregar ao consumidor final experiências mais significativas em embalagens, apresentações e receitas que aliam sabor e facilidade no preparo”, explica Ricardo Torres, Sócio da Seafood Brasil.

Os peixes mais consumidos no Brasil incluem tilápia, salmão, sardinha, atum e outros filés brancos, como pescada, merluza, panga e polaca do Alasca. Quanto a exportação, os principais destinos das exportações de pescado brasileiro são os Estados Unidos para os filés e produtos de alta gama, além de países africanos para a exportação de corvina e cavalinha e asiáticos para subprodutos, como a bexiga natatória.

“Por ser um setor em constante crescimento, ter essa feira no Brasil é de extrema importância, pois é uma oportunidade para fomentar ainda mais os negócios, reunindo os principais players do mercado, que irão apresentar suas novidades e debater os desafios do segmento”, finaliza Valeska Oliveira, head de produto da Francal Feiras.

O Seafood Show Latin America 2023 será realizado entre os dias 24 e 26 de outubro, no Pro Magnum, em São Paulo. O credenciamento é gratuito e pode ser realizado aqui.

Seafood Brasil 

A Seafood Brasil é uma plataforma de comunicação destinada a aumentar o consumo e gerar negócios para os atores da cadeia produtiva do pescado. Inaugurada em 2013, conta com um portal, mídias sociais, eventos com a cadeia produtiva e uma revista com cinco edições anuais.

Francal Feiras    

Desde 1969, a Francal Feiras é sinônimo de negócios e pioneirismo. Com mais de cinco décadas de atuação, é uma das maiores e mais tradicionais promotoras de eventos do país, com capital 100% nacional. Os negócios originados pelos 13 eventos de seu portfólio movimentam a economia e contribuem para o desenvolvimento de todas as regiões do Brasil.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas