quinta-feira, julho 25, 2024
quinta-feira, julho 25, 2024

Votorantim Cimentos e IFC assinam contrato de financiamento milionário

A Votorantim Cimentos, empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis, assinou nesta quinta-feira (20), o contrato de financiamento com a International Finance Corporation (IFC), maior organização de desenvolvimento voltada ao setor privado em países emergentes e membro do Grupo Banco Mundial.

A Votorantim Cimentos é a primeira cimenteira brasileira a firmar com a IFC um contrato conectado a indicadores de sustentabilidade. O investimento de US$ 150 milhões será destinado à fábrica de Salto de Pirapora (SP) e visa aumentar o nível de substituição térmica e reduzir as emissões de CO2. O projeto faz parte da estratégia de sustentabilidade de longo prazo da empresa e a previsão é de que seja concluído até 2028.

O contrato de financiamento possui compromissos de sustentabilidade atrelados e prevê a redução do custo financeiro para a empresa em caso de atingimento da meta de redução de CO2 acordada pela Votorantim com a Science Based Targets initiative (SBTi). Adicionalmente, a IFC dará suporte técnico em outros projetos que fazem parte da jornada de descarbonização da Votorantim Cimentos.

Atualmente, mais de 30% dos combustíveis utilizados pela fábrica de Salto de Pirapora são considerados combustíveis alternativos como biomassa, cavacos de madeira, pneus usados e combustível derivado de resíduo (CDR), reduzindo a utilização de combustível fóssil. Com a implementação desse projeto, a unidade deve dobrar a capacidade de utilização de combustível alternativo.

“Esse projeto é um passo importante na nossa jornada de descarbonização e está alinhado aos Compromissos de Sustentabilidade 2030 da Votorantim Cimentos. É uma satisfação firmar não apenas um contrato de financiamento com uma instituição como a IFC, que tem a questão da mudança climática como uma de suas prioridades, mas também estabelecer uma parceria para iniciativas que compõem a nossa agenda de sustentabilidade”, diz Álvaro Lorenz, diretor global de Sustentabilidade da Votorantim Cimentos.

Para Bianca Nasser, CFO global da Votorantim Cimentos, o projeto ilustra a necessidade de alinhamento entre as áreas de finanças e de sustentabilidade das empresas, além da importância do relacionamento com as agências multilaterais. “A agenda de descarbonização é o grande desafio dos próximos anos e contar com empréstimos competitivos e de longo prazo originados por parcerias com instituições como a IFC será essencial para viabilizar novos projetos”, afirma Bianca.

Segundo Carlos Leiria Pinto, gerente-geral da IFC no Brasil, “a indústria de cimento é parte fundamental do futuro do desenvolvimento e urbanização dos países em desenvolvimento e, portanto, essencial para o crescimento econômico sustentável. O investimento da IFC na Votorantim Cimentos representa um importante trampolim no processo de melhoria da capacidade de oferta mais verde no setor de cimento, abrindo caminho para se atrair mais investimentos e desenvolver ainda mais a infraestrutura do Brasil”.

Jornada de descarbonização

A meta de descarbonização da Votorantim Cimentos para 2030 é atingir 475 kg de CO2 por tonelada de cimento, o que representa uma redução de 24,8% das emissões comparadas ao ano-base de 2018. Entre 1990 e 2022, a Votorantim Cimentos reduziu 24% as emissões de CO2 por tonelada de cimento produzido no mundo. Em 2022, o resultado global de emissões da companhia foi de 579 kg de CO2 por tonelada de cimento produzido, uma redução de 3% em comparação com o ano de 2021.

Uma das principais alavancas para esse resultado é o coprocessamento, tecnologia que substitui o combustível fóssil por outros materiais, como resíduos e biomassas, nos fornos de produção de cimento. No Brasil, no ano passado, 31,3% do combustível utilizado pela Votorantim Cimentos em suas fábricas foram de origem alternativa. Em 2022, a empresa utilizou 1,3 milhão de toneladas de resíduos e biomassas nas operações brasileiras – registrando um crescimento de 20% em relação a 2021, quando foram coprocessados 1,1 milhão toneladas.

Votorantim Cimentos

A Votorantim Cimentos é uma empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis com mais de 13 mil empregados. O portfólio de materiais de construção vai além de cimentos e inclui concretos, argamassas e agregados. A companhia também atua nas áreas de insumos agrícolas, gestão de resíduos e coprocessamento. As unidades da Votorantim Cimentos estão estrategicamente próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e presente em dez países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Luxemburgo, Marrocos, Tunísia, Turquia e Uruguai.

IFC

A IFC — membro do Grupo Banco Mundial — é a maior instituição global de desenvolvimento voltada para o setor privado em mercados emergentes. Trabalhamos em mais de 100 países, usando nosso capital, conhecimento técnico e influência para criar mercados e oportunidades nos países em desenvolvimento. No ano fiscal de 2022, a IFC comprometeu o valor recorde de US$ 32,8 bilhões para empresas privadas e instituições financeiras em países em desenvolvimento, alavancando o poder do setor privado para erradicar a pobreza extrema e impulsionar a prosperidade compartilhada ao mesmo tempo em as economias enfrentam os impactos das crises globais.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas