sexta-feira, abril 19, 2024
sexta-feira, abril 19, 2024

Shoppings do país iniciam 2023 com crescimento acima de 15% nas vendas

Dados do Monitoramento de Mercado Abrasce – Índice Cielo de Varejo em Shopping Centers (ICVS-Abrasce) – apontam que as vendas nos shoppings tiveram uma alta de 15,2% em janeiro deste ano, quando comparadas com o mesmo mês de 2022. Em relação ao desempenho do período pré-pandemia, as vendas seguem em expansão, com crescimento de 0,6% em janeiro.

Do ponto de vista regional, as localidades que apresentaram resultados acima da média nacional no mês, em relação a janeiro de 2022, foram: Centro-Oeste (18,2%) e Nordeste (17,2%). O Sudeste teve aumento de 14,8%, seguido pelas regiões Sul (14%) e Norte (6,5%).

Mesmo com um cenário macroeconômico, caracterizado pelas pressões adicionais da Selic no mercado de crédito e que limitam o consumo das famílias, o ticket médio de vendas nos shoppings ficou em R$ 119,68 em janeiro. Já o valor médio das lojas de rua foi de R$ 86,39.

Fluxo – Outro destaque para o mês foi o aumento no número de frequentadores nos empreendimentos, que contribuiu também para o resultado positivo das vendas. O fluxo de pessoas, segundo dados do IPEC e Mais Fluxo, cresceu 19,3% em relação ao mesmo período de 2022, representando a taxa mensal mais alta desde julho do ano passado.

Na avaliação do presidente da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), Glauco Humai, o setor vem demonstrando uma recuperação consistente das perdas do período pré-pandemia e a normalização da atividade econômica, com consequente avanço nas taxas de empregos, vem permitindo maior mobilidade de pessoas e vendas nos empreendimentos. “Fechamos 2022 com ótimos resultados e iniciamos este ano com uma boa performance. Estimamos alcançar um crescimento nas vendas de 14,6% ao longo de 2023. O aumento no fluxo de visitantes nos shoppings é um sinal positivo para o começo do ano”, afirma o executivo.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas