quinta-feira, março 28, 2024
quinta-feira, março 28, 2024

Com receita líquida bilionária em 2022, Blau Farmacêutica registra recorde de produção e lucro

No ano de 2022, a Blau Farmacêutica S.A (BLAU3), uma das principais indústrias farmacêuticas da América Latina, focada na produção de medicamentos de alta complexidade para o segmento institucional, atingiu recorde de Lucro Líquida de BRL 360 milhões, crescimento de 11% em relação ao mesmo período de 2021. No ano passado, a Receita Líquida atingiu BRL 1,4 bilhão, sendo mais de 5% proveniente de novos produtos.

Em 2022, a Blau pavimentou seu novo ciclo de crescimento e firmou uma importante parceria com a Similis Bio, para produção de 4 anticorpos monoclonais biossimilares de última geração sob proteção patentária, e também anunciou a aquisição do Laboratório Bergamo, que irá ampliar a participação da Companhia no mercado de oncológicos, com importante incremento de capacidade produtiva e adição de medicamentos relevantes ao portfólio.

“Em 2022 completamos 35 anos de história e nunca estivemos tão entusiasmados e orgulhosos com os importantes passos que demos ao longo do ano. Estamos iniciando um novo ciclo de crescimento com a parceria de longo prazo com a Similis Bio, empresa do Grupo JSR Life Sciences, para produção de anticorpos monoclonais biossimilares de última geração que estão dentre as 10 moléculas com maior mercado endereçável do mundo e, em conjunto, atualmente possuem tamanho de mais de USD 42 bilhões, sendo BRL quatro bilhões no Brasil. A aquisição do Laboratório Bergamo também impulsionará nosso crescimento no mercado de oncológicos e de outros produtos com relevante mercado endereçável”, afirma Marcelo Hahn, CEO da Blau Farmacêutica.

PD&I

Com forte investimento em PD&I, a Blau Farmacêutica segue focada em ampliar o número de medicamentos produzidos, para isso, investiu BRL 76 milhões no Blau Inventta e registrou recorde de produtos lançados – oito novos produtos no Brasil – e do número de medicamentos submetidos, sendo 20 pedidos de registro na ANVISA e 19 em outros países da América Latina, em 2022.

“Estamos bem posicionados e focados em nos consolidar como referência na produção de medicamentos biossimilares na América Latina e sabemos que em breve começaremos a colher os frutos dos investimentos realizados nos últimos anos. Em nosso pipeline até 2026, possuímos 49 produtos em diferentes estágios de desenvolvimento, com mercado endereçável total de BRL 7,8 bilhões. Também daremos início às obras da 2a expansão do Blau Inventta nos próximos meses. A ampliação nos permitirá acelerar o desenvolvimento de novos produtos, aumentando nossa capacidade de análise de projetos, passando de 60 para 100 projetos simultâneos”, adianta o CEO da Blau. As obras de ampliação terão início no próximo trimestre com expectativa de inauguração do projeto no 2T24.

Mercado

Mesmo diante de um ambiente de incertezas e maior volatilidade, do forte cenário competitivo e dos desafios macroeconômicos (com pressão inflacionária e aumento da taxa de juros), a Blau Farmacêutica encerrou 2022 com uma entrega consistente de resultados e uma Receita Líquida relevante de BRL 1,4 bilhão, com destaque para o crescimento da Unidade de Biológicos (+23,4% em relação a 2021) e para os novos produtos lançados que estão em processo de ramp-up e representaram mais de 5,0% da Receita Líquida do ano. A Operação Internacional (exceto-EUA) também segue como destaque positivo, apresentando expansão de 57% em relação a 2021 – e atingindo Receita Líquida equivalente a BRL 110 milhões – com expansão de todas as subsidiárias na América Latina.

“Independente de questões pontuais que dificultaram o nosso crescimento em 2022, seguimos com uma entrega consistente de resultados e, em 2022, registramos Lucro Líquido recorde de BRL 360 milhões (+11% vs 2021), com Margem Líquida de 25,6%, reforçando o nosso compromisso com a rentabilidade. Seguimos comprometidos com nosso crescimento de longo prazo e, no ano passado, investimos de BRL 213 milhões, uma expansão de 20% vs. 2021”, destaca Hahn.

Ainda segundo o executivo da Blau, todas as plantas seguem em obras e processos de melhoria que resultem em expansão da capacidade produtiva atual da Companhia, a fim de ampliar a oferta de produtos disponíveis e atender às demandas do mercado.

“No início de 2023, inauguramos uma nova planta focada na produção de produtos de Especialidades, o P210 que, até o final do 2T23, passará a operar com três turnos, com forte expansão de capacidade dessa Unidade. Na Blau São Paulo, finalizamos a revisão do processo de excelência operacional, gerando redução do tempo de setup dos equipamentos com incremento de capacidade produtiva da planta. Já na fábrica de Goiás, inauguramos a 3a linha produtiva e iniciamos a produção do novo medicamento Meropenem. Já estamos colhendo os frutos das melhorias implantadas desde o início de 2022 e, em 2023, ampliaremos nossa capacidade produtiva total”, reforça.

Pilares estratégicos

O masterplan do Complexo Industrial de Pernambuco (P1000) será entregue no 1T23 e, no 2S23, a Companhia dará início ao desenvolvimento dos projetos de terraplenagem, com início de obras previsto para setembro. Já no pilar estratégico de verticalização, a planta da Blau Farmacêutica focada na produção de IFAs (Ingredientes Farmacêuticos Ativos), P400, foi inaugurada há 2 anos e segue o cronograma de estabilidade e estudos clínicos dos medicamentos com IFAs próprios.

“Vale destacar também nosso 1º Centro de Coleta de Plasma — localizado em LauderHill, Flórida – completou 16 meses com crescimento desde a sua inauguração. Em 2022, registramos mais de 21 mil procedimentos e realizamos a coleta de mais de 17 mil litros de plasma. Atualmente o 1º Centro opera com 53% de sua capacidade atual e acreditamos que irá atingir breakeven nos próximos meses. Já o 2º Centro – North Miami – está pronto desde meados de novembro e aguardando licenças dos órgãos competentes, com expectativa de inauguração no 2T23; enquanto, o 3º Centro – em Flamingo, Miami, já está em fase de projeto executivo, com expectativa de início de obras nos próximos meses. Com os novos Centros, nossa expectativa é de uma curva de crescimento de coleta mais acelerada, tendo também em vista o know-how adquirido com o 1o Centro”, pontua o CEO da Blau Farmacêutica.

Inserida em um dos mercados que apresentou maior resiliência nos últimos anos, o setor farmacêutico institucional, e que, independente do cenário político e econômico, segue com crescimento acelerado, a Blau continua focada em melhorar sua performance operacional – com melhorias contínuas em controles e processos – além de seguir lançando novos produtos e aumentando capacidade produtiva a fim de capturar oportunidades nos mercados em que atua.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas