sexta-feira, abril 19, 2024
sexta-feira, abril 19, 2024

ArcelorMittal investe em empresa na área de construção modular

O Açolab Ventures – fundo de gestão constituído pela ArcelorMittal para acelerar startups – anuncia um novo investimento em 2022. Desta vez, trata-se da construtech Modularis Offsite Building. Com planta industrial em Itupeva, no interior de São Paulo, e mais de 12 anos de atuação no mercado brasileiro, a empresa de construção modular é a mais nova parceira da produtora de aço.

“A ArcelorMittal está em sintonia com as tendências globais e pensando no futuro da construção civil. Esse novo investimento fortalece ainda mais o ecossistema de inovação, tornando-o ainda mais competitivo e conectado com as demandas das pessoas e do planeta. O aporte reforça o nosso compromisso com desenvolvimento do país”, avalia Marcelo Marino, VP Comercial e Metálicos da ArcelorMittal Aços Longos. Até o momento, o Açolab Ventures, que é gerido pela Valetec Capital, investiu em outras três startups: a Agilean (também da construção civil), Sirros (focada em IOT) e uma energytech (a ser divulgada em breve).

“A sinergia tecnológica e comercial assim como o alinhamento de propósito e condutas fizeram da ArcelorMittal o parceiro ideal para impulsionar nosso crescimento. Não somente para o mercado residencial e de hotelaria, mas também outras aplicações onde já atuávamos como lojas de varejo e escritórios e facilities industriais”, revela Paulo Salvador, CEO da Modularis.

De acordo com Eduardo Fares Zanotti, Vice-Presidente Comercial Aços Planos da ArcelorMittal, o objetivo com a parceria é criar um ecossistema para que as soluções em aço sejam efetivamente um diferencial competitivo para o negócio. “A nova parceria reforça a ampla atenção da ArcelorMittal em se aproximar de empresas que incorporam a inovação tecnológica e gestão, que buscam o aumento de produção e o aprimoramento do desempenho da atividade construtiva”, explica.

Construção modular

A construção offsite consiste na fabricação de soluções profissionais, lojas de varejo e residências em ambiente controlado. Uma vez fabricados eles são transportados até local definitivo onde são encaixados e finalizados. Essa técnica construtiva vem ganhando espaço na construção civil em todo o mundo pois racionaliza a obra e acelera a entrega em até metade do tempo com economia significativa de materiais.

O uso dos recursos do fundo de gestão consolida o plano de crescimento da Modularis Offsite Building. Os investimentos serão direcionados para pesquisa, inovação e a inauguração de uma segunda fábrica em 2023 que vai viabilizar os vários projetos residenciais e hoteleiros em negociação.

O Açolab Ventures é a evolução de uma estratégia potencializada com a criação do primeiro laboratório de inovação do setor siderúrgico do mundo, o Açolab, que completou quatro anos em 2022. As startups selecionadas pelo fundo de gestão relacionam-se às áreas de Siderurgia, Mineração, Construção Civil, Indústria, Sustentabilidade, Logística, Comercial, Varejo e Distribuição.

Parceria

A parceria entre a ArcelorMittal e a Modularis Offsite Building foi iniciada há 18 meses por meio de um acordo de cooperação técnica e comercial que culminou com o desenvolvimento de um protótipo residencial o MGuestHouse além de vários estudos e pesquisas de engenharia, e racionalização do uso do aço.

“A expectativa com a chegada de um novo sócio é aproveitar as sinergias de negócios, gestão e governança. Com a ArcelorMittal vamos também usufruir da cultura de empreendedorismo do Açolab e de todo o ecossistema de inovação aberta da ArcelorMittal. Com isso, pretendemos triplicar nosso faturamento em 2023”, destaca Marcelo Dória, acionista membro do Comitê Executivo da Modularis Offsite Building.

ArcelorMittal

Líder no mercado global de aços, o Grupo ArcelorMittal está presente em cerca de 60 países e tem como propósito criar aços inteligentes para as pessoas e o planeta. No Brasil, a empresa tem plantas industriais em seis estados (ES, MG, MS, RJ, SC e SP), além de unidades comerciais distribuídas em todo o país, compondo uma força de trabalho de cerca de 16 mil empregados.

As usinas têm capacidade de produção anual de 12,5 milhões de toneladas de aços bruto e de sete milhões de toneladas de minério de ferro. A empresa atua, ainda, em áreas diversificadas como geração de energia para consumo próprio, produção de biorredutor renovável (carvão vegetal a partir de florestas de eucalipto) e tecnologia da -informação.

Modularis Offsite Building

Tem sua origem em um grupo industrial europeu. Com mais de 12 anos de atuação no Brasil já entregou mais de 80 mil m² em construções destinadas a 130 companhias renomadas e mais de 500 lojas de varejo. A empresa fez nos últimos anos um movimento estratégico de expansão para a construção de residências e edifícios.

Sua expertise industrial, fortemente ancorada nos princípios ESG, expressam com fidelidade a vocação inata da Construtech – levar soluções rápidas e inteligentes, com alta qualidade e redução do impacto ambiental dos projetos.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas