terça-feira, março 19, 2024
terça-feira, março 19, 2024

Petrobras anuncia a AEVO, primeira empresa contratada pelo Marco Legal das Startups

A Petrobras acaba de anunciar a primeira empresa contratada na modalidade “Contrato Público de Solução Inovadora (CPSI)”, criada a partir da sanção do Marco Legal das Startups (MLS), em setembro de 2021. Trata-se da AEVO, especializada em tecnologia para a gestão da inovação, criadora do AEVO Innovate, software que viabiliza a comunicação, gestão e implantação de iniciativas que promovam melhorias contínuas no negócio.

“Estamos muito orgulhosos de fechar essa parceria com a Petrobrás. Foi um processo bem dinâmico, proporcionado pelas novidades trazidas no Marco Legal das Startups, que permite às instituições realizarem contratações de projetos inovadores com base nos problemas, e não em uma lista de requisitos. Isso é fundamental quando falamos em implementação de inovações. Além disso, a nossa solução vai ajudar a Petrobras a utilizar ainda mais o Marco Legal, pois permitirá conexões mais aceleradas e estruturadas com as startups mais inovadoras do mercado”, pontuou o CEO e cofundador da AEVO.

Usado atualmente por cerca de 400 mil colaboradores, de mais de 150 médias e grandes empresas do Brasil, o produto da AEVO funciona de forma full-service, e possibilitará à área de inovação da Petrobras promover a participação de toda a organização em prol da inovação. O contrato, a princípio, tem a duração de um ano.

Por meio da plataforma, a área de inovação da Petrobras terá acesso ao sistema com objetivo principal de otimizar o seu processo de engajamento com o ecossistema de startups do país, por meio da Inovação Aberta. Na Central de Startups do AEVO Innovate, a empresa poderá lançar desafios de Open Innovation, se conectar com soluções inovadoras e, a cada ideia sugerida pelos seus funcionários para melhorar processos internos, a Inteligência Artificial filtra e identifica empresas que podem ser contratadas para resolver o desafio. Na outra ponta, a Central de Iniciativas auxilia o gerenciamento de projetos que entram em fase de implementação, para que todos tenham controle e conhecimento sobre o andamento das ações.

“A Petrobras criou o programa Conexões para Inovação para inovar de forma colaborativa e integrada com seu ecossistema, compartilhando seus desafios por meio de várias modalidades de engajamento. O objetivo é desenvolver tecnologia com alto potencial de geração de valor e ao mesmo tempo alavancar os parceiros com esta oportunidade. Nesse programa, podemos desenvolver a solução, implantar, escalar e sustentar, pois o sucesso pode levar a um contrato de mais longo prazo”, declarou o diretor de Transformação Digital e Inovação da Petrobras, Juliano Dantas.

“A dor que resolvemos é a de profissionalizar, acelerar e evidenciar os resultados da inovação, além de facilitarmos conexões com startups para execução de projetos com rapidez. A Inovação Aberta vem, cada vez mais, se mostrando um poderoso instrumento de solução de desafios em empresas, em um mundo hiperconectado, veloz, interdisciplinar e volátil como o de hoje”, acrescenta Luís Felipe Carvalho.

Marco Legal das Startups

O MLS, trouxe, entre outros benefícios, a maior flexibilidade para contratação das startups pelo Poder Público. A partir da sua sanção, a Administração Pública pode proporcionar, por meio de processos licitatórios, que sejam realizadas contratações de serviços e produtos oferecidos pelas startups, de forma experimental, com validade de até doze meses, podendo ser prorrogada por um período igual de até doze meses.

Após o período experimental da contratação, caso o produto ou serviço contratado obtenha o resultado esperado, é permitida à Administração Pública a recontratação posterior da startup. Neste segundo momento, por um período de vinte e quatro meses, prorrogáveis por igual período, sem haver um novo edital de licitação para tanto. Além disso, o Marco Legal das Startups trouxe autonomia a essas empresas, como um mercado exponencial e de impacto na economia brasileira, reconhecendo o papel delas nos cenários atual e futuro.

AEVO 

Empresa brasileira de tecnologia para a gestão da inovação, criada com o objetivo de transformar culturas corporativas no Brasil e no mundo. A AEVO oferece soluções, por meio da plataforma AEVO Innovate, que viabilizam a comunicação, gestão e implantação de ideias que promovem melhorias contínuas nas empresas parceiras. Com o auxílio da ferramenta, é possível criar processos reais, mensurar resultados e permitir que colaboradores contribuam de forma estruturada, oferecendo ainda a conexão com uma base de 15 mil startups.  Em 2021, a empresa foi reconhecida como a principal startup brasileira na categoria de Recursos Humanos, pelo segundo ano consecutivo, e a terceira colocada no ranking geral do Prêmio 100 Open Startups.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas