terça-feira, janeiro 31, 2023
terça-feira, janeiro 31, 2023

Gol anuncia a compra de 250 ‘táxis aéreos’ elétricos

A Gol Linhas Aéreas e o Grupo Comporte – entidade de seu acionista controlador – anunciaram nesta terça-feira (21) que assinaram um protocolo de intenções não-vinculante com a Avolon para aquisição e/ou arrendamento de 250 aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL). Com isso, a companhia pretende iniciar operações na malha aérea brasileira usando os aviões eVTOL até meados de 2025.

O Grupo Comporte promove os recursos requeridos para investimento nesse projeto, que utilizará a expertise em aviação da Gol para desenvolver a malha aérea utilizando as aeronaves VA-X4 eVTOL. Criado pela empresa britânica Vertical Aerospace (“Vertical”), o modelo VA-X4 eVTOL é considerado um dos táxis aéreos mais avançados tecnologicamente e confiáveis atualmente em desenvolvimento.

O acordo com a Avolon e o Grupo Comporte faz parte, também, da estratégia comercial da Gol de expandir seletivamente no mercado de transporte aéreo regional, abrindo novas rotas para mercados domésticos pouco atendidos. Essa decisão está em linha com o anúncio de junho/2021 em que a companhia adquiriu a MAP Transportes Aéreos, a quinta maior empresa aérea doméstica do Brasil, com uma frota de ATRs de 70 assentos que operam em rotas na região amazônica, a partir do Aeroporto de Manaus, e nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, a partir de Congonhas, o maior aeroporto doméstico do país.

O primeiro passo da nova parceria é a realização de um estudo de viabilidade, incluindo a certificação da aeronave e análise da infraestrutura necessária para operar essa aeronave com a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), o DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), e outras autoridades aeronáuticas nacionais e internacionais. A Avolon espera concluir o processo de certificação do VA-X4 no Brasil até 2024, com a Companhia iniciando voos comerciais com o eVTOL como parte de sua malha aérea em meados de 2025.

Nova frota 

A GOL opera atualmente uma frota de 127 aeronaves Boeing 737 e transportava, no pré-pandemia, mais de 37 milhões de passageiros por ano. A Companhia planeja fazer a transição de 75% de sua frota para as aeronaves 737-MAX mais eficientes até 2030, que reduzem as emissões de carbono em 16%. A adoção do Boeing MAX e das aeronaves eVTOL, juntamente com outras inovações, tais como o uso de biocombustíveis, formarão os componentes-chave na estratégia da GOL para atingir a neutralidade de carbono até 2050.

O VA-X4 pode transportar até quatro passageiros e um piloto, com alcance de 160 km (100 milhas) e velocidade máxima de 320 km/h (200 mph). A aeronave eVTOL também produz 100 vezes menos ruído do que um helicóptero em voo de cruzeiro, e 30 vezes menos nos momentos de decolagem e pouso. A Vertical usou o know-how de parceiros e fornecedores da indústria aeroespacial, incluindo Honeywell, Microsoft, Rolls-Royce e Solvay, para desenvolver controles de voo avançados, tecnologia da informação, motores elétricos e tecnologia industrial de ponta em sua aeronave VA-X4.

GOL LINHAS AÉREAS

A Gol Linhas Aéreas é a maior companhia aérea do Brasil e líder no segmento corporativo e de lazer. Em 20 anos de história mantém alianças estratégicas com a Air France e KLM, além de disponibilizar aos clientes os acordos de codeshare e interline, oferecendo facilidade nas conexões para qualquer lugar atendido por essas parcerias. É a primeira empresa aérea da América Latina a oferecer aos clientes a possibilidade de compensação voluntária da emissão de carbono de seus voos, entre outras iniciativas de ESG.

A empresa priorizou a oferta de assentos e mais espaço entre as poltronas; conectividade e entretenimento, oferecendo a mais completa plataforma com internet, filmes e TV ao vivo grátis; o melhor programa de fidelidade do mercado – SMILES, recentemente incorporada à Gol – e um atendimento ao Cliente reconhecido e premiado por diversas organizações, como ANAC, Reclame Aqui e Fórum Brasileiro de Relacionamento com o Cliente. No segmento de transporte e logística de cargas, a GOLLOG possibilita a captação, distribuição e entrega de encomendas para diversas regiões do País e exterior. Internamente, a Gol tem uma equipe de 15 mil profissionais da aviação altamente qualificados e focados na Segurança, valor número um da Companhia, e opera uma frota padronizada de 127 aeronaves Boeing 737.

AVOLON

Com sede na Irlanda e escritórios nos Estados Unidos, Dubai, Cingapura, Hong Kong e Xangai, a Avolon oferece leasing de aeronaves e serviços de gestão de leasing. A Avolon é 70% de propriedade de uma subsidiária indireta da Bohai Leasing Co., Ltd., uma empresa pública listada na Bolsa de Valores de Shenzhen (SLE: 000415) e 30% de propriedade da ORIX Aviation Systems, uma subsidiária da ORIX Corporation que está listada nas Bolsas de Valores de Tóquio e Nova York (TSE: 8591; NYSE: IX). A Avolon é o terceiro maior negócio de leasing de aeronaves do mundo com uma frota própria, gerenciada e comprometida, em 30 de junho de 2021 de 837 aeronaves.

VERTICAL AEROSPACE

A missão da Vertical Aerospace é tornar as viagens aéreas pessoais, sob demanda e livres de carbono. A empresa tem um ecossistema de parceiros de primeira linha incomparável e é apoiada pela American Airlines, Avolon, Rolls-Royce e Honeywell, entre outras. As parcerias da Vertical minimizam riscos de execução e seu caminho para a certificação, permitindo uma estrutura de custos enxuta e a produção em escala. Com velocidades projetadas acima de 300 km/h (200 milhas/hora), quase silencioso durante o voo, zero emissões e baixo custo por passageiro por milha, espera-se que o VA-X4 abra a mobilidade aérea urbana para uma nova gama de passageiros e transforme a forma como as pessoas viajam.

VA-X4 eVTOL Aircraft

O VA-X4 é um veículo elétrico pilotado do tipo Decolagem e Pouso Vertical (eVTOL) e com emissão zero de carbono. O VA-X4 será capaz de viajar a mais de 320 km/h, com alcance de 160 km e capacidade para quatro passageiros e um piloto. A aeronave decola verticalmente, permitindo-lhe operar dentro e fora das cidades e outros locais confinados. O VA-X4 é 100 vezes mais silencioso e seguro do que um helicóptero, e está sendo certificado pelos mais altos padrões globais, liberando acesso ao mercado internacional.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas