quarta-feira, fevereiro 1, 2023
quarta-feira, fevereiro 1, 2023

De olho no mercado latino-americano, Marcopolo investe em conforto e economia de combustível

Por Joana Lopo

A Marcopolo, empresa multinacional brasileira fabricante de carrocerias de ônibus lançou ontem (20), o G8 (Geração Oito), novo modelo das linhas dos veículos rodoviários Viaggio e Paradiso, totalmente redesenhado e com redução de 11% do coeficiente aerodinâmico em relação à linha anterior (G7). A empresa tem 51,6% do mercado de carrocerias de ônibus no Brasil, 11 fábricas e pontos de atendimento comercial em diversos países. Com o novo produto, a companhia pretende alcançar o mercado latino e chegar a países como o México, Chile e Peru.

Em live acompanhada pela equipe do INEWSBR, o CEO da Marcopolo, James Bellini, disse que após 12 anos do lançamento da G7, a empresa investiu na otimização dos processos produtivos da unidade de Ana Rech, em Caxias do Sul, onde são fabricados os novos veículos, e priorizou ações sustentáveis, como o uso de máquinas de solda com inversora e a utilização de gás com menor impacto ao operador e meio ambiente proporcionando uma redução no consumo de energia.

“Somos mundialmente conhecidos, operamos em vários países e sempre estivemos na vanguarda do lançamento de novos produtos. Nos preocupamos com questões operacionais, mas também com o conforto. Nosso drive é a inovação nesses 72 anos de empresa. Inclusive, durante a crise fizemos lançamentos importantes na jornada pré-lançamento Geração 8”, disse Bellini.

A companhia reduziu a utilização da fibra de vidro em 80%, substituindo-a por matérias-primas de polímeros especiais aplicados na fabricação de para-choques, grade dianteira e tampa traseira, entre outros componentes, resultando em peças mais leves e resistentes, que dão maior flexibilidade e absorção de impactos, podendo ser reparadas ou recicladas com facilidade. Com essas ações o G8 vai gerar mais economia em combustível e redução de custos com a manutenção.

No Brasil, a empresa Águia Branca, do Espírito Santo, já comprou o veículo, que deve rodar pelas estradas de Vitória, São Paulo e Rio de janeiro, em setembro próximo. De acordo com o diretor de Operações Internacionais e Comerciais Mercado Externo, André Armaganijan, os novos ônibus já foram mostrados aos clientes de forma virtual, devido ao protocolo de segurança da pandemia da codid-19. Mas a empresa já avista a apresentação presencial e a expansão para novos mercados, como o mexicano, chileno, peruano e outros países da América Latina.

“Assim que possível vamos trazer esses clientes para o Brasil porque esse produto está bem diferenciado. A Argentina, por exemplo, que tem o mercado com processo de homologação mais longo, já demos início a esse processo e durante o segundo trimestre do ano que vem vamos fazer um lançamento oficial lá. Nos outros países, a gente espera o período de vendas para o primeiro trimestre também”, prevê Armaganijan.

Marcopolo

A Marcopolo S.A. é uma empresa multinacional brasileira fabricante de carrocerias de ônibus, com sede em Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Responsável por quase metade da produção nacional, é a maior encarroçadora da América Latina e terceira maior do planeta. Fundada há 71 anos em Caxias do Sul (RS) tem fábricas nos cinco continentes, os veículos produzidos pela empresa rodam nas estradas de mais de cem países. Seu valor de mercado está em R$ 2,5 bilhões. No ano passado, o lucro líquido foi de R$ 90,707 milhões (-57,22% ante 2019).

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas