sexta-feira, abril 19, 2024
sexta-feira, abril 19, 2024

Coca-Cola: Solar e Grupo Simões assinam acordo para combinar operações

A Solar Bebidas, segunda maior fabricante e engarrafadora do Sistema Coca-Cola no Brasil, com atuação na distribuição dos produtos do portfólio da The Coca-Cola Company em toda a região Nordeste,  Mato Grosso e partes de Goiás e Tocantins, assinou acordo com o Grupo Simões, fabricante e engarrafador do Sistema Coca-Cola da região Norte do Brasil, para a integração das operações da Solar e do Grupo Simões.

Com este movimento estratégico a Solar dá continuidade à sua trajetória de crescimento e expansão, passando a cobrir, uma vez concretizada a transação, cerca de 70% do território brasileiro e atender a uma população de aproximadamente 75 milhões de habitantes nas regiões com maior potencial de crescimento do Brasil para o setor de bebidas. A transação é estratégica pois combina territórios de grande potencial de crescimento e o conhecimento e a experiência da atuação do Grupo Simões na região Norte do Brasil.

Com a incorporação, a Solar passará a ter 12 fábricas e 42 centros de distribuição que atenderão a mais de mais de 370 mil pontos de venda. O quadro de colaboradores aumentará de 12 mil para 15 mil e a receita líquida combinada com o Grupo Simões será de aproximadamente R$ 6,5 bilhões e EBITDA de mais de R$ 1 bilhão, antes de sinergias, com base nos números das empresas em 2020.

O controle da empresa será compartilhado entre as famílias atuais controladoras de Solar e do Grupo Simões e a TCCC continuará a ter participação relevante na companhia. A Coca-Cola suporta a consolidação da Solar e do Grupo Simões como parte do processo de fortalecimento do sistema Coca-Cola nas regiões Norte e Nordeste e parte do Centro Oeste do Brasil. A consolidação também atende aos interesses estratégicos e financeiros de todas as partes e apoia a capacidade do novo grupo de continuar investindo no futuro da empresa, de seus funcionários e das comunidades por ela atendidas.

A conclusão da transação está sujeita a certas condições precedentes usuais neste tipo de acordo, bem como às devidas aprovações legais e regulatórias.  A Solar conta com assessoria financeira da Sinchro Partners e jurídica do Ulhôa Canto Advogados. O Grupo Simões conta com assessoria financeira da Inspire Capital Partners e jurídica do Pinheiro Neto Advogados.

Sobre a Solar

A Solar, fundada em 2013 como resultado da fusão das empresas Norsa, Renosa e Guararapes, é a segunda maior fabricante do Sistema Coca-Cola no Brasil e uma das 20 maiores no mundo, produzindo e distribuindo produtos em todos os estados do Nordeste, Mato Grosso e parte do Tocantins e Goiás. Com capacidade para produzir mais de três bilhões de litros de bebida/ano para atender a mais de 320 mil pontos de venda, a Solar possui mais de 12 mil colaboradores distribuídos por nove fábricas e 34 centros de distribuição que abastecem uma área territorial de 2,8 milhões de quilômetros quadrados.

Sobre o Grupo Simões

O Grupo Simões é formado por 17 empresas organizadas em três grandes divisões: Bebidas, Gases e Veículos. Na divisão de Bebidas, o Grupo Simões atua como fabricante e distribuidor de produtos Coca-Cola desde 1970, com o desafio de levar seus produtos, seja por meio terrestre ou fluvial, aos mais distantes pontos de venda da Região Norte. Para atender às necessidades de seus cerca de 50 mil clientes diretos, o Grupo Simões possui três fábricas e sete centros de distribuição localizados nos estados do Pará, Amapá, Acre, Rondônia, Roraima e Amazonas, onde gera mais de 3 mil empregos diretos.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas