quarta-feira, fevereiro 8, 2023
quarta-feira, fevereiro 8, 2023

Votorantim Cimentos e Cementos Molins, inaugura moagem e expedições no Uruguai

A Cementos Artigas, sociedade formada entre a brasileira Votorantim Cimentos e a espanhola Cementos Molins, inaugura hoje sua nova operação de moagem e expedição de cimento na cidade de Minas, no Uruguai. Com o projeto, a Cementos Artigas unifica a sua atividade industrial no país, integrando os seus parques industriais em Minas, onde também está localizada sua jazida de calcário, a 100 quilômetros da capital Montevidéu.

A nova linha de produção integrada utiliza equipamentos de última geração e é muito mais eficiente e sustentável. Os destaques do projeto incluem um novo moinho vertical de cimento de alta eficiência, um silo multicâmaras e uma expedição a granel moderna e com alta produtividade. Essas melhorias permitirão que a Cementos Artigas continue expandindo seu portfólio de produtos enquanto reduz sua pegada de carbono. Os cimentos produzidos na nova fábrica seguem com a mesma qualidade já atestada no mercado uruguaio, com o benefício de consumirem muito menos energia em seu processo produtivo.

O projeto recebeu investimentos de cerca de US$ 40 milhões ao longo dos últimos 18 meses e gerou 300 vagas de empregos na fase das obras. Além disso, a empresa manteve o seu quadro de funcionários, oferecendo a transferência para as novas instalações na cidade de Minas. A mudança para o interior também contribui para a descentralização das atividades no país, gerando desenvolvimento regional e benefícios econômicos e sociais para as comunidades locais.

A nova operação integrada de Minas incorpora ganhos de competitividade proporcionados pela redução do consumo de energia elétrica e dos custos de produção e logística. O projeto também tem vantagens no quesito sustentabilidade, com maior eficiência das novas instalações, redução de fretes e remoção da atividade industrial do centro urbano da capital Montevidéu.

Na avaliação do diretor de Operações da Votorantim Cimentos, Osvaldo Ayres Filho, essa expansão no país vizinho é muito positiva. “Estamos inaugurando uma operação eficiente e competitiva, alinhada com nossa estratégia de crescimento no Uruguai, o que nos ajudará a alcançar nossos objetivos de Sustentabilidade 2030 com um claro compromisso de prestar um serviço de qualidade e próximo dos nossos clientes”, afirmou Ayres Filho.

Para o diretor geral de Operações da Cementos Artigas, Federico Gutiérrez, a expansão representa um ganho de competitividade e sustentabilidade para a empresa e para o mercado. “Esse investimento permite que continuemos sendo a maior, a mais competitiva e a mais sustentável cimenteira do país. A nova fábrica de cimento consome até 40% menos energia que a anterior. Ao centralizar a logística em Minas, reduziremos nossas emissões de CO2 associadas à logística e transporte. Graças a esse investimento e aos múltiplos programas de economia circular que temos desenvolvido há vários anos, seguiremos fabricando os cimentos com a menor pegada de carbono do país”, disse Gutiérrez.

O projeto será complementado em breve com a instalação de um moderno centro logístico e escritórios na região metropolitana.

Cementos Artigas

Empresa com sede no Uruguai, fundada em 1919, dedica-se à fabricação e comercialização de materiais de construção (cimento, concreto, cola e argamassa). Foi a primeira cimenteira e é a maior do setor no país, com capacidade de produção de cimento de cerca de 670 mil toneladas/ano. Destaca-se pela sua orientação para a sustentabilidade, refletida no seu bem-sucedido programa de utilização de combustíveis e materiais alternativos, nas suas iniciativas de eficiência energética várias vezes premiadas pelas autoridades locais e na qualidade de referência dos seus produtos no mercado, incluindo a menor pegada de carbono.

Votorantim Cimentos

Empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis com mais de 12 mil empregados. O portfólio de materiais de construção vai além de cimentos e inclui concretos, argamassas e agregados. A companhia também atua nas áreas de insumos agrícolas, gestão de resíduos e coprocessamento. As unidades da Votorantim Cimentos estão estrategicamente próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e presente em dez países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Luxemburgo, Marrocos, Tunísia, Turquia e Uruguai.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas