A Unipar aparece como a única empresa de controle brasileiro em ranking mundial de energia limpa, elaborado pela BloombergNEF. A fabricante de insumos como cloro, soda e PVC figura na nona posição da lista, que elegeu os maiores compradores de energia renovável em 2021.
Segundo o levantamento, a companhia – pioneira na contratação de energia no chamado mercado livre, há 25 anos – adquiriu 239MW de energia solar e outros 91MW de eólica no período. No topo da lista está a multinacional Amazon, seguida por Microsoft e Meta.
Mas a Unipar quer ir além e busca ser a própria produtora da energia consumida em suas unidades produtivas localizadas em São Paulo e em Bahía Blanca, na Argentina. Para isso, está investindo cerca de R$ 2 bilhões na construção de parques eólico e solar nos estados do Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Bahia. A meta é atingir 80% de sua necessidade energética vinda de fontes limpas e renováveis até 2025.
Com isso, a Unipar assegura o acesso à energia no longo prazo, será mais competitiva no custo de energia, uma vez que o insumo corresponde a mais de 50% dos custos de produção de cloro e soda, e reduzirá sua pegada de carbono, com autoprodução a partir de fontes renováveis, em linha com a diretriz de sustentabilidade da companhia.
Unipar
A Unipar é líder na produção de cloro e soda na América do Sul e está entre as maiores na produção de PVC, insumos que formam a base de todas as indústrias. Referência do setor petroquímico, a companhia tem ações negociadas na bolsa de valores brasileira (B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão).
A produção de tais insumos é fundamental para diversos segmentos econômicos, como a indústria têxtil, de papel e celulose, alumínio, brinquedos, sapatos, alimentos, bebidas, remédios, materiais hospitalares e a construção civil. Além disso, tem papel essencial no tratamento da água consumida por milhões de pessoas.
Com foco em sustentabilidade, equipe e cultura, excelência operacional, crescimento sustentável e competitividade, a Unipar é uma das petroquímicas que se destaca na produção de insumos primordiais para o tratamento de água, efluentes e saneamento, e conta com cerca de 2,8 mil colaboradores diretos e indiretos em seus escritórios e plantas industriais localizadas em Cubatão (SP) e Santo André (SP), no Brasil, e Bahía Blanca, na Argentina. Além disso, contribui com a geração de novos postos de trabalho na Bahia, Rio Grande do Norte e Minas Gerais nos projetos de construção e operação de parques solares e eólicos, em parceria com as empresas de energia AES Brasil e Atlas Renewable Energy.
Ao longo de seus 50 anos de história, a Unipar se conecta e se integra à comunidade por meio de projetos e ações relacionados à sustentabilidade, que geram desenvolvimento humano no entorno de suas unidades e em outras localidades no Brasil e na Argentina.