Em novembro deste ano a Casa&Video alcançou a marca de 200 lojas físicas na região Sudeste (Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo), atingindo o dobro da operação nos últimos dois anos. O plano de expansão da rede – que prevê, até 2025, triplicar o tamanho de forma sustentável, – começou a ser testado em 2018 e 2019 e foi acelerado em 2020, em meio a pandemia da Covid-19.
Com aproximadamente 3 mil colaboradores, a marca foi fundada há 33 anos no Rio de Janeiro, e hoje a companhia é líder em vendas na região. Em julho, a rede chegou em São Paulo prevendo inaugurar cerca de 15 lojas até o final do ano no estado. Os pontos na região paulista ficam nas zonas Norte, Sul, Leste, Oeste, Centro, ABC Paulista e região. Com a expansão, foram criadas mais de 200 oportunidades de emprego somente para o mercado de São Paulo, sem contar os demais locais. Os resultados de 2020 já indicariam o sucesso. A receita líquida da rede foi de R$1,1 bilhão, 11% acima de 2019. O comércio eletrônico passou de 2% das vendas, antes da pandemia, para a expectativa de 10% neste ano.
Afonso Mendes, diretor comercial da companhia, destaca a agilidade da Casa&Video para se adaptar à crise. “Não há contradição em investir em lojas físicas em meio à pandemia, porque a companhia aposta no modelo multicanal. Nele, as vendas online ganham espaço, mas as lojas físicas seguem importantes, não no formato original. Além de comprar um produto, os clientes vão ao ambiente físico para experimentar e tirar dúvidas”, conta.
Solidificando a estratégia assertiva, a Casa&Video está entre as cinco varejistas com o melhor NPS (“net promoter score”) de 2021, e foi destaque entre as que mais ganharam ponto em relação à última pesquisa, realizada em 2017.
A companhia também está no ranking das Top 10 Lojas Mais Queridas do Prêmio Ebit Melhores do E-commerce 2021. “Essa é mais uma importante conquista para a nossa companhia, reflexo dos nossos investimentos, da garra do nosso time e de vivermos diariamente o nosso valor de sermos focados no cliente. Seguimos trabalhando no nosso propósito de tornar acessíveis os sonhos dos nossos clientes”, afirma Priscilla Ferreira, diretora de Logística, Supply Chain e E-commerce.
Ambientes físico e online se complementam
Além das 200 plataformas físicas de vendas no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo, com diferentes modelos de lojas, a Casa&Video possui uma plataforma digital que se complementam. Antes da pandemia o e-commerce já existia, mas ganhou força e importância em um curto espaço de tempo.
O site pode ser acessado também pelo APP Casa&Video com uma plataforma amigável e fácil de navegar. “Lá temos o portfólio completo de produtos que vendemos nas lojas físicas e mais milhares de produtos que são vendidos apenas no ambiente online. Além da facilidade do site e APP, o cliente pode fazer suas compras pelo WhatsApp e Televendas”, ressalta Afonso Mendes, diretor comercial da companhia.