sexta-feira, março 29, 2024
sexta-feira, março 29, 2024

OEC vence concorrência para construção de terminal marítimo em Angola

Após vencer concorrência pública internacional promovida pela Sonangol e iniciada em janeiro deste ano, a OEC, negócio de engenharia do Grupo Novonor, assinou nesta quarta-feira (1º/9) contrato com a estatal petrolífera de Angola para construção do Terminal Oceânico de Barra do Dande, localizado a cerca de 60 quilômetros ao norte da capital, Luanda. O trabalho contemplará a conclusão do Parque de Armazenamento de Produtos Refinados e a construção de uma doca de atracação de navios, infraestruturas consideradas indispensáveis para a ampliação da capacidade de importação, exportação e armazenamento de derivados de petróleo do país. O investimento é de US$499 milhões.

Trata-se do maior terminal de armazenamento de Angola, ocupando área equivalente a 22 campos de futebol, um projeto estruturante para a economia do país em virtude da necessidade de assegurar a manutenção de suas reservas estratégicas de 580 mil metros cúbicos de combustíveis líquidos (gasolina e óleo diesel) e 102 mil metros cúbicos de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), possibilitando um incremento na balança comercial.

De acordo com o diretor superintendente da OEC para a África, Marcus Azeredo, este tipo de projeto é uma especialização da empresa, o que lhe confere maior competitividade. “Oito empresas de grande porte e atuação global participaram do processo de concorrência, iniciado em janeiro. Felizmente conseguimos ofertar o projeto de engenharia escolhido pelo cliente”, explica.

Histórico no país

A OEC atua em Angola desde 1984. A primeira obra da construtora no país foi a hidrelétrica de Capanda, capaz de gerar 520 MW de energia. Desde então vem contribuindo para o desenvolvimento local através da realização de obras e investimentos relevantes, a exemplo do Aproveitamento Hidrelétrico de Laúca, empreendimento que está em vias de ser concluído, passando por obras de unidades habitacionais, vias expressas, gasodutos, além da refinaria de Cabinda, cujo contrato para obras preliminares foi recentemente assinado.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas