segunda-feira, janeiro 30, 2023
segunda-feira, janeiro 30, 2023

Ambipar compra canadense Emerge Hydrovac e amplia presença na América do Norte

Por Joana Lopo

A Ambipar Participações e Empreendimentos S.A., empresa de gestão ambiental, comprou 100% da canadense Emerge Hydrovac, que atua em atendimentos de emergências ambientais e serviços industriais, com foco nos modais rodoviário e industrial, conforme comunicado ao mercado divulgado nesta quarta-feira (08). Essa é a nona aquisição da companhia brasileira na América do Norte, que passa a contar com 23 bases estrategicamente localizadas na região e com presença em 12 estados.

Com três bases operacionais nos estados de British Columbia e Alberta, a Emerge Hydrovac faturou, nos últimos 12 meses, C$ 6,5 milhões de dólares canadenses. Com a aquisição, a companhia brasileira segue em linha com o plano de crescimento e expande geograficamente a presença América do Norte; amplia a capilaridade de atendimento, reduzindo o tempo de resposta e gera sinergias operacionais, administrativas e oportunidades de cross selling.

A negociação não será submetida à aprovação dos seus acionistas, tampouco ensejará direito de recesso, sendo que foi realizada por meio de sua subsidiária, de capital fechado. Além disso, o preço pago pela aquisição não ultrapassa uma vez e meia o maior dos três valores previstos no artigo 256, II da Lei no 6.404/76.

Desde o IPO, em julho do ano passado, a Ambipar iniciou o processo de expansão e fez algumas aquisições, como a compra de 65% de participação na brasileira SIR Ambiente e da colombiana SABITech S.A.S. Ao todo, no semestre deste ano, a companhia comprou 14 empresas nacionais e internacionais voltadas ao setor de tratamento de lixo, economia circular, gestão ambiental e crédito de carbono.

Ainda de olho na expansão, em agosto último, a Ambipar entrou com pedido à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para oferta pública inicial (IPO) para a sua controlada Environmental ESG Participações, que atua no segmento de soluções ambientais para gestão e valorização de resíduos pós e pré-consumo e na gestão de gases do efeito estufa e originação de créditos de carbono.

Ambipar

Presente em 18 países, com 300 bases, a Ambipar foi fundada em 1995. Desde então expandiu suas operações pelo mundo, tendo como fundador, Tércio Borlenghi Junior. A companhia, que fez IPO há pouco mais de um ano, atua com o gerenciamento e reaproveitamento de resíduos, tornando-os produtos totalmente novos. Além da indústria de papel e celulose, passou a apostar em técnicas de compostagem e processo de decomposição de materiais.

Expandiu os negócios para outras áreas, como a de cosméticos e mineração. Para isso, investiu em tecnologias próprias e passou a marcar presença nos segmentos de meio ambiente (environment) e response. Seu valor de mercado está em torno de R$ 6 bilhões e suas ações seguem em alta, com papel em torno de R$ 61.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas