segunda-feira, janeiro 30, 2023
segunda-feira, janeiro 30, 2023

Seguindo a linha do menos é mais, Tok&Stok lança quarta loja Studio

Por Joana Lopo

Apostando todas as suas fichas em estratégia omnichannel, a Tok&Stok lança  nesta quinta-feira (22), na capital baiana, dentro do Salvador Shopping, o novo modelo de loja Studio, com cerca de 700 m² (menos da metade das convencionais, que são entre 2,5 m² e 3 m²). Essa é a quarta unidade nesse formato e faz parte do processo de expansão da empresa, que engatou neste ano. A ideia é fechar 2021 com 10 lojas físicas inauguradas, sendo oito delas no formato compacto.

Embora menor em tamanho, a novata promete ser uma pequena notável ao agregar a experiência física com a online. De acordo com o diretor de Operações da Tok&Stok, Felipe Abreu, o rumo para o crescimento não pode ser outro do que por meio da experiência híbrida, ressaltada pela pandemia da covid-19.

“Desde o início do lockdown observamos mudanças claras na relação com a casa e novos hábitos de consumo. A chegada repentina do home office e do homeschooling, a necessidade de organizar espaços e ressignificar ambientes, as novas funções para áreas como hall de entrada e lavanderia e a relevância de espaços mais abertos, como as varandas, que proporcionam desde o contato com o mundo externo a realização de novas atividades como trabalhar, estudar e fazer exercícios físicos”, disse Abreu.

Com o novo modelo, já lançado em Brasília (abril), Fortaleza e Belo Horizonte (junho), o consumidor contará com 3,5 mil acessórios de decoração. Para as vendas de móveis e outros produtos do portfólio foi reforçada a integração omnichannel. Isso quer dizer que, com a ajuda dos vendedores, os clientes podem comprar por meio dos serviços clique e retire e atendimento via WhatsApp, que facilitam a compra online para posterior retirada em loja.

Diretor de Operações da Tok&Stok, Felipe Abreu
Diretor de Operações, Felipe Abreu.

“Como marca sempre estamos atentos às tendências e comportamento dos consumidores do setor e, para lançar esse novo conceito Studio, desenvolvemos pesquisas específicas. A proposta é investir em todos os canais, tanto online, como físico, assim como em estruturas logísticas e digitais. Ou seja, o objetivo é aumentar ainda mais a nossa capilaridade por meio de novas lojas, inclusive, em praças onde a marca ainda não está presente”, revela o diretor da Tok&Stok.

Por isso, no ano passado, a empresa investiu alto no processo de digitalização e sistema de logística, a exemplo do novo centro de distribuição localizado no município mineiro de Extrema, que conta com 66 mil m². De lá, além de saírem os produtos para serem distribuídos entre as unidades físicas, também acomoda a operação de e-commerce, cada vez mais presente no dia a dia do novo consumidor. Somente em 2020, na Tok&Stok, as vendas online cresceram mais de 50% e representaram mais de 20% das vendas totais da varejista.

Houve, ainda, outros investimentos como o lançamento do aplicativo Tok&Stok, que possibilita a compra de móveis e acessórios, acompanhamento do status do pedido, busca por etiqueta, QR Code e imagem. O cliente também pode receber sugestões de produtos iguais ou similares aos itens fotografados. Outro destaque do aplicativo é a função de realidade aumentada, que permite que o consumidor tenha uma ideia de como o produto vai ficar no ambiente desejado; e o atendimento e venda por meio do whatsapp, um serviço complementar da marca, que oferece atendimento e venda de produtos (móveis e acessórios) para os consumidores.

Tok&Stok

A Tok&Stok surgiu em 1978, criada pelo casal francês Régis e Ghislaine Dubrule, à época recém-chegados ao Brasil. Hoje, a empresa conta com 59 lojas distribuídas em 21 estados e no Distrito Federal. Suas operações são voltadas aos segmentos de renda A e B, e a maioria das unidades estão na região Sudeste (54%). Ao total gera 3.200 empregos. A empresa ainda não entrou para bolsa, mas os seus caminhos levam para isso ainda este ano.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas