quinta-feira, março 28, 2024
quinta-feira, março 28, 2024

Santos Brasil movimenta número recorde de contêineres

A Santos Brasil, referência em operações portuárias e logísticas, atingiu uma marca histórica para o Porto de Santos: registrou no mês de junho 109.187 contêineres movimentados no Tecon Santos – recorde mensal não só do terminal como de todos os portos de contêineres do Brasil.

Já a produtividade mensal do terminal, medida em movimentos por hora de embarque e desembarque de cargas nas embarcações (MPH), foi de 104,32 MPH, número expressivo e que demonstra um virtuoso crescimento sustentável. A combinação entre um incremento nas importações e transbordos, somado a uma alta nas exportações e uma quantidade menor de contêineres vazios em relação ao mesmo período de 2020 foi determinante para este desempenho.

Os destaques ficaram para os setores automotivo, um dos mais atingidos durante o primeiro ano da pandemia do Coronavírus e que vem apresentando uma importante retomada no volume de importações em 2021, e o de alimentos, especialmente produtos refrigerados, como frutas. O crescimento do comércio on-line também influenciou este cenário.

A conquista destes marcos históricos, no entanto, só foi possível graças à capacidade da Santos Brasil de dar vazão à crescente demanda das cargas cativas e, ao mesmo tempo, ter flexibilidade para atender com eficiência embarcações não programadas (as chamadas escalas extras), que não conseguem janela de operação em outros terminais de Santos. A ocupação média do Tecon Santos no mês ficou em torno de 65%, ou seja, o terminal tem capacidade suficiente para atender o crescimento previsto para este ano e os próximos.

Roberto Teller, diretor de operações portuárias da Santos Brasil, comemora ainda outra marca importantíssima: um ano sem acidentes com afastamento no Tecon Santos. “Respondemos rapidamente ao crescimento da demanda mantendo a segurança da operação como um dos nossos principais e imprescindíveis valores”, diz.

De acordo com Teller, a Santos Brasil está preparada para atender com qualidade o crescimento esperado para o porto de Santos para os próximos anos. “A empresa investiu R﹩ 350 milhões na ampliação e modernização do Tecon Santos nos últimos três anos. Esse valor vai ultrapassar os R﹩ 550 milhões até o fim de 2021. Além das obras civis, que devem ser concluídas neste ano, temos investido em sistemas e tecnologias de ponta que nos dão ganho de produtividade e de eficiência, além de aplicarmos as mais modernas ferramentas de melhoria contínua, tais como lean manufactoring, 6 Sigma, A3, kaizen, entre outras”, diz.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas