sexta-feira, março 29, 2024
sexta-feira, março 29, 2024

Ambipar compra a colombiana Sabi Tech e reforça presença na América Latina

Por Joana Lopo

Sem divulgar o valor da negociação, a Ambipar Participações e Empreendimentos S.A., empresa líder em gestão ambiental, anunciou nesta segunda-feira (5) a aquisição de 100% da colombiana Sabi Tech. A compra foi feita por meio da controlada indireta Suatrans Chile S.A, que teve seus 50% restantes comprados pela Ambipar, no final de junho pela controlada Emergência Participações.

Com a nova aquisição – a 16ª compra realizada pela empresa brasileira desde o IPO, em julho de 2020 – a Ambipar expande geograficamente a presença da companhia na América Latina, traz tecnologia diferenciada de gerenciamento e monitoramento da frota, que poderá ser utilizada mundialmente pelo grupo e ofertada aos clientes a nível global. Além disso, gera sinergias operacionais e administrativas e oportunidades de cross selling.

A negociação faz parte do plano estratégico de crescimento da Ambipar, que está em constante expansão. Exemplo disso foi a IPO feita há um ano, que movimentou R$ 1,1 bilhão, fazendo da Ambipar a primeira empresa de gestão ambiental na B3. Com esse aporte, a companhia cresceu e conquistou novos mercados ao passo desta nova aquisição.

Em fato relevante, a Ambipar esclarece que a “aquisição não será submetida à aprovação dos seus acionistas, nem ensejará direito de recesso, sendo que a compra foi realizada pela sua subsidiária, de capital fechado”. Assim, o preço pago pela aquisição não ultrapassa uma vez e meia o maior dos três valores previstos no artigo 256, II da Lei nº 6.404/76, que regulamenta as sociedades anônimas.

A Sabi Tech

A Sabi Tech é líder de mercado na Colômbia e atua há 17 anos na prestação de serviços, com foco no atendimento a emergências ambientais no modal rodoviário. Possui 14 bases operacionais colombianas, estrategicamente localizadas nas principais rotas e em pontos com histórico de acidentes. Faturou no ano passado US$ 4,3 milhões.

Possui também sistema de gerenciamento de risco e rastreamento total dos caminhões com alta tecnologia embarcada, em que também é líder de mercado com 55% de Market Share. Conta, ainda, com 61 pontos checagem dos caminhões e/ou motoristas, estrategicamente localizados nas principais rodovias Colombianas. Também presta este serviço no México e no Panamá.

Sobre a Ambipar

Com sede em Nova Odessa (SP),  a Ambipar é uma multinacional brasileira, com presença em 16 países da América do Sul, Europa, África, América do Norte e Antártida.  Formada pela Ambipar Environment e Ambipar Response, dois segmentos de referência no mercado de gestão ambiental, tem em seu DNA o comprometimento com as questões sustentáveis, trabalhando os Pilares ESG dentro de seus negócios e apoiando seus clientes.

O plano de expansão global da Ambipar já levou os serviços de atendimento emergencial a 16 países da América do Sul, América do Norte, Antártida, África e Europa, através de crescimento orgânico e M&A, tornando o segmento de Response referência global no setor. No total, esta é a 16ª aquisição após o IPO.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas