terça-feira, abril 16, 2024
terça-feira, abril 16, 2024

Dow amplia oferta de energia renovável em sua fábrica na Bahia

O contrato de compra de energia da Dow com a Atlas Renewable Energy para o consumo de energia solar para a unidade de Aratu, na Bahia, foi o vencedor do Whirlpool Supplier Awards 2020, que reconhece as empresas com excelente desempenho no gerenciamento de fornecedores, conformidade social e ambiental. A unidade já utiliza 75% de fontes renováveis (hidrelétrica, biomassa e gás natural) e o contrato firmado com a Atlas contribui para a meta global da Dow em atender 750 MW de sua demanda de energia por meio de fontes renováveis, até 2025.

“A premiação é um passo importante em nosso compromisso pela neutralidade em carbono nas operações e fomento à economia circular, e potencializa nosso esforço como diferencial competitivo, cada vez mais valorizado pelos clientes”, afirma Matias Campodonico, diretor de Relações Institucionais e Sustentabilidade para a América Latina da Dow.

O projeto vencedor da empresa focou especificamente na contratação de energia solar, em uma parceria fechada com a Atlas Renewable Energy com duração inicial de 15 anos, o que representará um aumento de energia renovável consumida pela fábrica de Aratu. A unidade será abastecida pelo novo parque de energia solar Jacarandá, que será construído em Juazeiro, município baiano, com capacidade instalada de 187 megawatts-pico (MWp) e que deverá evitar a emissão de cerca de 35.000 toneladas de emissões de CO² por ano com base no GHG (Greenhouse Gases Protocol), o que equivale à retirada de 36,8 mil veículos das ruas de São Paulo.

Segundo o diretor, o contrato proporcionará maior competitividade à fábrica da Dow em Aratu, reforçando o posicionamento da unidade fabril na produção de soluções para o negócio de poliuretanos com matriz mais sustentável de energia renovável. Neste mesmo complexo industrial são desenvolvidas tecnologias de poliuretano para a oferta de produtos voltados para diversos mercados e clientes, dentre os quais a Whirlpool, líder no mercado latino-americano de eletrodomésticos. As soluções fornecidas pela empresa atendem os refrigeradores das marcas Brastemp e Consul comercializados no Brasil e são responsáveis pela promoção de eficiência energética e longa durabilidade dos produtos.

Solução inovadora baseada na natureza

Vale destacar que a Dow vem investindo no desenvolvimento de projetos de sustentabilidade com foco na meta global da companhia de reduzir emissões em 15% até 2030 e se tornar carbono neutro em 2050. Um desses exemplos é o projeto em parceria com a The Nature Conservancy de estabilização de terreno em declive na Dow Aratu, que gerou cerca de 90% de redução na emissão de CO² em comparação aos métodos tradicionais e possibilitou a redução de mais de R$ 8,6 milhões nos custos.

Para esse projeto, a Dow desenvolveu uma solução inovadora, baseada na própria natureza, trazendo condições seguras para o terreno, que sofre a ação das chuvas e da erosão natural. Nessa obra, em lugar das paredes de concreto e ferro, a área de 2.400 m² recebeu pedras locais integradas a plantas nativas. O resultado é uma encosta restaurada e estabilizada que serve como uma transição baseada na natureza para a floresta nativa.

“A colaboração Dow TNC não só demonstrou o caso de negócios para a valoração da natureza, mas também estabeleceu as bases e desenvolveu as ferramentas e metodologias necessárias para que as empresas integrem as soluções naturais em suas práticas cotidianas. Nosso objetivo é compartilhar resultados para que outras empresas possam desenvolver processos semelhantes dentro de suas próprias operações”, destaca Fabricio Martines, diretor de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Sustentabilidade e líder de produção de Operações Ambientais em Aratu.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas