quinta-feira, maio 23, 2024
quinta-feira, maio 23, 2024

Grupo Energisa e inglesa Octopus Energy Group firmam parceria

Com o objetivo de oferecer novas soluções aos consumidores, o Grupo Energisa celebrou uma parceria com a Octopus Energy Group, empresa britânica de energia especializada em energia sustentável. Com foco na implantação de energia renovável de baixo custo em grande escala em todo o Brasil, os parceiros adotarão uma abordagem com foco na transferência de conhecimento, licenciamento de tecnologia e possíveis joint ventures.

A Octopus é uma empresa global de energia e tecnologia que visa impulsionar sistemas de energia verde de forma acessível, através da sua marca de varejo, investimentos em energias renováveis e sua plataforma tecnológica proprietária, a Kraken.

A Kraken é atualmente o software de energia que mais cresce no Reino Unido. Ela consiste em uma plataforma tecnológica que utiliza inteligência artificial para ligar todos os pontos da cadeia de valor da energia, desde a utilização e dados da indústria até às previsões meteorológicas, acelerando a implementação de produtos energéticos inteligentes. Ao mesmo tempo, a tecnologia garante uma integração de ativos como parques eólicos, solares e baterias.

A solução, líder de mercado, também reduz significativamente os custos para os fornecedores e melhora a qualidade dos serviços prestados ao cliente. Ela atualmente atende mais de 54 milhões de contas de energia em todo o mundo, gerindo mais de 38 GW em 180 mil ativos de energia verde em 12 países.

A Energisa, uma das maiores empresas de energia do Brasil, atendendo mais de 8,5 milhões de clientes em doze estados, é também líder global em tecnologia de microrredes e foi pioneira em sistemas exclusivamente renováveis em comunidades amazônicas, como a Vila Restauração, libertando-as da sua dependência de combustíveis fósseis. Por meio da (re)energisa, marca de geração e soluções energéticas da empresa, o Grupo Energisa detém 363 MWp de potência instalada em geração solar distribuída e 93 usinas operacionais em cinco estados do Brasil e 71 MWp de geração solar centralizada.

Após a transferência de expertise tecnológica, insights de mercado e exemplos de melhores práticas, as empresas trabalharão juntas para otimizar a gestão das baterias e dos parques solares da (re)energisa, gerando eficiência e, ao mesmo tempo, prestando um melhor serviço aos clientes.

Como etapa final, as companhias irão explorar a viabilidade de possíveis joint ventures no Brasil, que podem incluir o lançamento de um negócio de varejo de energia e trazer o popular serviço de roaming de carregamento de veículos elétricos da Octopus, o “Electroverse”, para o país, explorando diferentes modelos de mercado.

Mais de 600 mil brasileiros ainda não têm acesso à eletricidade, enquanto um em cada dez deles é classificado como vivendo em pobreza energética, o que significa que milhares de pessoas podem se beneficiar da inovação na indústria energética no país.

Roberta Godoi, vice-presidente de soluções de energia e líder de (re)energisa, vê com entusiasmo a celebração da parceria. “Estamos animados em firmar esta parceria estratégica com a Octopus Energy. Este acordo representa não apenas uma colaboração entre empresas, mas uma união de esforços em prol de um objetivo maior: impulsionar a transição energética e levar acesso à energia às comunidades que ainda não a possuem”, afirma. “Juntos, temos o compromisso de trocar conhecimento, explorar novas oportunidades de negócios e fazer a diferença, promovendo um futuro mais sustentável e inclusivo para o povo brasileiro”, conclui.

“A Octopus Energy e a Energisa estão se unindo para aprender uma com a outra, especialmente sobre como a tecnologia de ponta pode beneficiar o Brasil e como impulsionar soluções sustentáveis em comunidades afastadas. Esta é uma enorme oportunidade e pode servir de modelo para países e locais semelhantes que sofrem com pobreza energética”, comenta Greg Jackson, fundador do Octopus Energy Group. “Através de uma combinação de métodos, nossa parceria ajudará a construir o futuro sistema de energia verde na América do Sul, com eficiência de classe mundial e atendimento ao cliente no centro”, conclui.

Energisa

Com 119 anos de história, a Energisa é um dos maiores grupos privados com capital nacional do setor elétrico brasileiro. Somos um ecossistema de produtos e serviços voltado para protagonizar a transformação energética, conectando pessoas e empresas à melhor solução de energia e construindo um mundo mais sustentável.

Seu portfólio abrange nove distribuidoras de energia elétrica, 12 concessões de transmissão, uma central de geração fotovoltaica centralizada, uma marca inovadora de soluções energéticas – a (re)energisa –, que conta com um dos maiores parques de geração distribuída fotovoltaica do país, além de comercialização de energia no mercado livre e serviços de valor agregado.

Contam também com uma central de serviços compartilhados, uma empresa de contact center para atender nossos clientes e a fintech Voltz, a primeira no segmento de empresas de serviço público de energia. Recentemente, diversificamos nosso portfólio com a inclusão da distribuição de gás natural, através da aquisição da ES Gás e um projeto, em construção, para geração de biometano a partir de resíduos sólidos.

Transformam energia em conforto e desenvolvimento para mais de 20 milhões de pessoas em 875 municípios de todas as regiões do país e geramos mais de 20 mil empregos, diretos e indiretos.

(re)energisa

A (re)energisa é o ecossistema de soluções energéticas do Grupo Energisa para acelerar a transição energética dos clientes. É uma marca com atuação nacional, atendendo empresas de todos os portes na cidade e no campo, com produtos e serviços personalizados em geração distribuída por meio de fontes renováveis, comercialização de energia e gás no mercado livre, serviços de valor agregado e fertilizante orgânico.

Com 119 anos de história, a Energisa é o maior grupo privado com capital nacional do setor elétrico brasileiro. Além da (re)energisa, o portfólio abrange 9 distribuidoras, 12 concessões de transmissão, geração de grande porte renovável, além de uma central de serviços compartilhados, uma empresa de contact center e a fintech Voltz, a primeira do nosso setor no mercado de energia.

Kraken

A Kraken Technologies oferece a melhor plataforma ponta a ponta para fornecimento de energia e opera no Reino Unido, Japão, EUA, Nova Zelândia, Austrália e na maior parte da Europa continental. A plataforma proprietária da Kraken é contratada para atender 54 milhões de contas de clientes em todo o mundo por meio de licenciados. Seu primeiro cliente foi a Octopus Energy, onde a Kraken gerencia 7,7 milhões de clientes de varejo em todo o mundo e mais de 60 mil clientes empresariais (dos quais o maior é o Arsenal FC).

Com base em dados avançados e capacidades de aprendizagem automática, a Kraken automatiza grande parte da cadeia de fornecimento de energia para permitir um serviço e eficiência excepcionais à medida que o mundo transita para um sistema energético descentralizado e descarbonizado. O braço de flexibilidade da Kraken está atualmente contratado para gerir mais de 36 GW em 130 mil ativos de energia verde em 12 países.

A Kraken Technologies faz parte do Octopus Energy Group e foi desenvolvida para permitir que seus usuários aproveitem as tecnologias desenvolvidas pela Octopus Energy.

Grupo Octopus Energy

Empresa global de tecnologia de energia limpa, impulsionando o sistema de energia verde e acessível do futuro. Sob a sua própria marca de varejo, a Octopus oferece atendimento ao cliente de classe mundial e produtos energéticos de última geração para 7,7 milhões de residências em todo o mundo.

As suas operações abrangem 18 países e toda a cadeia de valor energético. O grupo investe, constrói e gere de forma flexível energias renováveis, operando um portfólio de projetos de 7 mil milhões de libras – um dos maiores da Europa.

A Octopus licenciou sua plataforma avançada de dados e aprendizado de máquina, Kraken, para oferecer suporte a mais de 54 milhões de contas de clientes em todo o mundo.

A Kraken permite que a Octopus impulsione a eletrificação do aquecimento e dos transportes através de tarifas inteligentes e tecnologias limpas inovadoras. Apoiados por fundos de pensões, investidores e gigantes da energia, os negócios do Octopus Energy Group fornecem energia mais barata e mais ecológica e tecnologia de ponta a países e clientes em todo o mundo.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas