domingo, abril 21, 2024
domingo, abril 21, 2024

Grupo Energisa arremata Lote 12 no primeiro leilão de transmissão da Aneel

O Grupo Energisa arrematou o lote 12 durante o Leilão de Transmissão 01/2024 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), realizado na última quinta-feira (28) na B3, em São Paulo. A oferta feita pela empresa foi de uma receita anual permitida (RAP) de 112,5 milhões de reais, o que representa um deságio de 29,99% em relação ao valor máximo estabelecido pelo regulador. De acordo com a Aneel, o certame é o segundo maior do gênero, com 15 lotes.

O lote é estratégico para o escoamento de energia limpa da região Nordeste para os centros consumidores, em local com condições favoráveis à construção e com boas sinergias operacionais com o portfólio de ativos do Grupo Energisa. O lote arrematado é composto pelas seguintes instalações nos estados do Maranhão e Piauí:

– LT 500 kV Teresina IV – Graça Aranha C1, CS, com 205,13 km

– LT 500 kV Boa Esperança – Graça Aranha C1, CS, com 188,4 km

“Consideramos o resultado do leilão muito positivo para o Grupo, dentro de nossa estratégia de diversificação de negócios e mantendo a disciplina na alocação de capital. Entendemos que essa foi uma oportunidade para alavancar ainda mais nosso setor de transmissão, seguindo o movimento que nos fez crescer quase 10 vezes em pouco mais de seis anos. Os lotes que arrematamos hoje chegam para somar na capacidade da Companhia e estão em linha com um dos nossos maiores objetivos, que é democratizar o acesso à energia de qualidade e protagonizar a transformação energética no país, tendo em vista que o empreendimento é importante para o escoamento de energia limpa.”, ressalta Gabriel Mussi, diretor-presidente de Geração e Transmissão de Energia.

As instalações de transmissão fazem parte do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República – PPI. O prazo para operação comercial dos empreendimentos varia de 36 a 72 meses, para concessões por 30 anos, contados a partir da celebração dos contratos.

Energisa

Com 119 anos de história, a Energisa é um dos maiores grupos privados com capital nacional do setor elétrico brasileiro. Somos um ecossistema de produtos e serviços voltado para protagonizar a transformação energética, conectando pessoas e empresas à melhor solução de energia e construindo um mundo mais sustentável.

Seu portfólio abrange nove distribuidoras de energia elétrica, 12 concessões de transmissão, uma central de geração fotovoltaica centralizada, uma marca inovadora de soluções energéticas – a (re)energisa –, que conta com um dos maiores parques de geração distribuída fotovoltaica do país, além de comercialização de energia no mercado livre e serviços de valor agregado.

Contam também com uma central de serviços compartilhados, uma empresa de contact center para atender nossos clientes e a fintech Voltz, a primeira no segmento de empresas de serviço público de energia. Recentemente, diversificamos nosso portfólio com a inclusão da distribuição de gás natural, através da aquisição da ES Gás e um projeto, em construção, para geração de biometano a partir de resíduos sólidos.

Transformam energia em conforto e desenvolvimento para mais de 20 milhões de pessoas em 875 municípios de todas as regiões do país e geramos mais de 20 mil empregos, diretos e indiretos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas