quarta-feira, fevereiro 21, 2024
quarta-feira, fevereiro 21, 2024

Sufotur

Âmbar Energia adquire usina e vende linhas de transmissão para a Eletrobras

A Âmbar Energia, uma empresa do grupo J&F, anunciou a venda de sua participação controladora em duas linhas de transmissão – Vale do São Bartolomeu (VSB) e Triângulo Mineiro Transmissora (TMT) – para a Eletrobras. As linhas de transmissão estão localizadas em Goiás e Distrito Federal (VSB) e em Minas Gerais (TMT). Como parte do seu compromisso contínuo de contribuir para a segurança energética do país, a Âmbar também anunciou compra da Usina Termelétrica Candiota, localizada no município de mesmo nome, no estado do Rio Grande do Sul.

A usina Candiota, que foi inaugurada em 2011, tem a capacidade de 350 megawatts (MW), suprindo de energia cerca de 8% da população do estado. “A aquisição da Usina Termelétrica Candiota garante que sua capacidade siga à disposição do sistema elétrico brasileiro, contribuindo para a segurança da transição energética do país e para a expansão de nossas operações”, enfatiza o presidente da Âmbar Energia, Marcelo Zanatta.

A cadeia energética da Usina Termelétrica Candiota é responsável por aproximadamente 40% da arrecadação do município e emprega quase metade da força de trabalho formal da cidade. Zanatta acrescenta que “a região agora pode contar com a solidez e o amplo portfólio de negócios do grupo J&F para a sua prosperidade econômica”.

A Âmbar já atua na geração de energia renovável e a gás natural, com investimentos em usinas e geração distribuída de energia fotovoltaica (solar). Com a incorporação da usina de Candiota, movida a carvão mineral, a capacidade total de geração de energia da Âmbar sobe para 1,8 gigawatt (GW). A companhia também atua em transporte de gás (gasodutos), comercialização de energia e prestação de serviços ligados à área, como projetos de eficiência energética.

A Âmbar Energia também chegou a acordo com a Eletrobras para vender a sua participação indireta em projetos eólicos não operacionais no complexo Baleia, mediante a concretização de eventos futuros.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas