quinta-feira, fevereiro 2, 2023
quinta-feira, fevereiro 2, 2023

CERC atinge recorde histórico de R$1 trilhão em recebíveis de cartões

A CERC, infraestrutura de mercado financeiro especializada no registro de recebíveis, atingiu em janeiro a marca histórica de R$ 1 trilhão em valor financeiro em recebíveis de cartões (ou arranjos de pagamentos). O valor é referente ao volume acumulado de transações feitas nas maquininhas de cartões registrados na CERC desde junho de 2021, quando entrou em vigor a regulamentação do Banco Central sobre o registro desse tipo de recebível.

“A marca comprova que a CERC segue firme em seu propósito de viabilizar o aumento da oferta de crédito por meio de recebíveis. Isso porque o registro dos recebíveis possibilita que financiadores ofereçam mais créditos para seus clientes e que empresas tenham mais acesso a empréstimos, e de maneira facilitada. É mais segurança, informação e negócios para todos” comenta o CEO da CERC, Fernando Fontes.

O recorde histórico consolida a CERC como líder no setor de recebíveis de cartões, com market share de mais de 75% em quantidade de credenciadoras e subcredenciadoras. Em relação aos donos dos recebíveis, existem hoje cerca de 52 milhões de estabelecimentos comerciais ativos em todas as registradoras do Brasil. Desse total, a CERC conta com mais de 41 milhões de estabelecimentos cadastrados em sua plataforma.

Desde o início da implantação da norma os índices de sucesso de registro de contratos no ambiente de interoperabilidade, em que as registradoras se conectam e trocam informações, subiram de forma consistente e atingiram mais de 97%. Isso repercute no aumento de confiança dos usuários desse ecossistema, no aumento de volume e na tendência de crescimento. Ao longo de 2022, o estoque de contratos de recebíveis de cartão aumentou cerca de três vezes na CERC – passou de 300 milhões para 900 milhões.

“O aumento consistente dos nossos volumes reflete a percepção de que a experiência está melhorando e que é possível fazer mais negócios e escalar operações. A evolução do nível de qualidade das informações e aumento de volumes é fruto de uma série de ações estruturantes de melhoria, com frentes de colaboração da CERC e atuação do Banco Central do Brasil para aumentar a segurança no uso dos recebíveis e aumentar a oferta de crédito no mercado”, explica Fernando Fontes.

Avanços na legislação permitiram crescimento do mercado

O recebível de cartão é o valor a ser recebido por um estabelecimento comercial fruto de uma transação realizada com cartão de crédito ou débito usando uma maquininha de uma credenciadora ou subcredenciadora. Esse recebível deve ser registrado em uma entidade autorizada pelo Banco Central para que possa ser negociado em uma antecipação ou usado como garantia em uma operação de crédito.

Desde junho de 2021, estão em vigor regras estabelecidas pelo BC sobre recebíveis de cartões que eliminaram a chamada “trava bancária”, trouxeram mais concorrência na negociação de recebíveis e ampliaram a oferta de crédito para pequenos e médios lojistas. No dia 1º de dezembro deste ano, o Banco Central atualizou as regras de recebíveis com o objetivo de trazer mais estabilidade, segurança e eficiência para o setor.

“Por meio de uma plataforma 100% digital, eficiente e segura, o nosso ambiente regulado protege os direitos das partes e permite que três principais incertezas desse mercado deixem de existir através da nossa proposta de valor: avaliação do recebível, formalização da operação e controle do fluxo financeiro”, conclui Fontes.

CERC

Fundada em 2015, a CERC foi a pioneira na nova forma de usar recebíveis para ampliar oferta de crédito. Após sua homologação pelo Bacen em 2018 para realizar o registro de recebíveis, a CERC mostrou ao mercado como o mecanismo de registro centralizado possibilita aumento no volume de concessão de crédito e ambiente saudável de maior competitividade em formas de financiamento.

A plataforma da CERC possibilita que o registro dos recebíveis seja feito de forma 100% digital, com segurança e eficiência na sua utilização como lastro para operações de crédito. As transações processadas pela CERC passam por rigoroso controle de qualidade da informação relativa aos recebíveis, mecanismos de verificação de sua existência, autenticidade e controle de pagamento, o que reforça o sucesso do seu modelo de negócio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas