terça-feira, abril 16, 2024
terça-feira, abril 16, 2024

Rubens Barrichello corre, agora, na pista das startups

Rubens Barrichello acaba de ingressar no mercado de startups. O piloto, considerado um dos maiores nomes do automobilismo mundial e que este mês conquistou o bicampeonato da Stock Car Brasil, tornou-se investidor da FTRM Group, holding proprietária de diversas empresas focadas na jornada do empreendedor, entre elas, a Futurum Capital, uma venture developer global especializada na criação, desenvolvimento e investimento de startups earlystage.

Fundada em 2018, a empresa já investiu em mais de 20 startups e hoje possui operações no Brasil, EUA, Europa e Emirados Árabes. Além da injeção de capital a Futurum Capital se dedica à criação e ao desenvolvimento de startups em fase inicial, oferecendo uma estrutura operacional completa para as investidas do portfólio. Com um ecossistema que agrega uma venture builder, uma aceleradora, um centro de serviços compartilhados com mais de 26 serviços, uma empresa de desenvolvimento de tecnologia, um coworking e uma estrutura de corporate venture capital, o grupo hoje é um one stop shop para startups em busca de crescimento estruturado e acelerado.

Com a entrada de Barrichello em seu time de investidores, a Futurum reforça sua posição como um dos principais players do mercado de venture capital no Brasil. “Sempre fui apaixonado por tecnologia e pela forma como ela é capaz de melhorar a vida das pessoas. Veja como a evolução dos simuladores de corrida foram essenciais para melhorar a performance dos pilotos na pista, por exemplo. Estando junto à Futurum, tenho a oportunidade de contribuir para a criação de novas tecnologias que irão moldar a vida das próximas gerações”, afirma o piloto e empreendedor.

Nos últimos anos, o número de startups brasileiras triplicou, o que posicionou o Brasil entre os dez países com o maior número de empresas com esse perfil. Além disso, o Brasil é celeiro de mais de 26 unicórnios. “Há muitas iniciativas interessantes por aqui que precisam de um olhar cuidadoso e de um planejamento adequado. Através do meu relacionamento pretendo acelerar o desenvolvimento delas”, acredita Barrichello.

Conforme explica o COO da Futurum Capital, Eduardo Zaidan, o propósito da empresa é fomentar oportunidades. “Precisamos colocar em prática as ideias disruptivas que observamos no empreendedorismo brasileiro, afinal, esta é uma forma de moldar um futuro melhor. Estamos muito animados com a chegada de Barrichello ao nosso time de investidores, pois seu comprometimento e alcance global irão ampliar o alcance e influência da Futurum”, finaliza o executivo. Barrichello é um dos investidores da quarta rodada de captação da FTRM Group que segue em curso, coordenada para GRT Partners, com previsão de fechamento no início de 2023.

A empresa está em sua terceira rodada de investimentos e, atualmente, conta com 28 empresassob seu guarda-chuva, entre elas: Agroforte, Zeph, Red Unit, Typcal, STRM, Spaceflix, NSI e Core360.

Sobre a FTRM Group

A missão do Grupo FTRM é encontrar, preparar, investir e desenvolver startups globalmente, fornecendo programas e serviços de alto impacto para apoiar os empreendedores. O Grupo nasceu da necessidade dos quatro fundadores de estruturar a jornada de desenvolvimento de startups inovadoras.

Empresas do grupo

Futurum Capital

Venture Capital focada em projetos de inovação e tecnologia, que investe globalmente em projetos disruptivos e escaláveis.

Futurum Developer

Venture developer presente no Brasil, Estados Unidos, Portugal e Emirados Árabes voltada para a execução de projetos e suporte estratégico às startups investidas, oferecendo uma gama de serviços compartilhados e apoio operacional.

Futurum Hub – espaço compartilhado de 1.500 m2 de área útil na Vila Madalena, em São Paulo, onde os empreendedores do ecossistema possuem, a sua disposição, infraestrutura, networking e diversas facilidades como estúdios para produção de conteúdo (foto, vídeo, podcast), auditório, dentre outros.

Futurum Tech – empresa de tecnologia focada no desenvolvimento e infraestrutura modulares: APIs de fácil implementação e baixo custo de desenvolvimento para consumo do portfólio da Futurum Capital. Com diversas interfaces de programação de aplicações (APIs) comuns a diversas empresas de seu portfólio, como wallet, marketplace, transmissão de conteúdo pela internet (OTT), back office, dentre outras, a Futurum Tech possibilita para as startups do ecossistema o rápido acesso a tecnologias que otimizam desde o processo de implantação ao desenvolvimento das startups.

Futurum TGP – empresa focada nas seguintes vertentes: 1) empresas & corporações: desenvolvendo, implementando e operando, além de gerir, co-criar projetos e estruturas de CVC (Corporate Venture Capital) e CVB (Corporate Venture Builder), além de planejamento e execução de projetos de tech + Prod, Growth e People; e 2) scaleups: Desenvolvendo projetos de aceleração de acordo com a necessidade e estágio de cada negócio, dentro dos temas de Tech + Product, Growth & People. Em ambos os casos os modelos de entrega serão através de projetos de consultoria, mentoring e advisoring.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas