sexta-feira, abril 19, 2024
sexta-feira, abril 19, 2024

Grupo Enel assina acordo para vender distribuidora de energia em Goiás

A Enel S.p.A. informa que sua subsidiária Enel Brasil S.A., controlada por meio da empresa chilena Enel Américas S.A., assinou hoje com a Equatorial Participações e Investimentos S.A. (Equatorial), subsidiária da Equatorial Energia S.A., um Contrato de Compra e Venda para vender a totalidade de sua participação na empresa brasileira de distribuição de energia CELG Distribuição S.A. – CELG D (Enel Goiás), equivalente a aproximadamente 99,9% do capital social desta última.

A venda está sujeita à aprovação dos Conselhos de Administração da Enel Brasil e da Enel Américas, que devem se reunir em sessões extraordinárias no dia 28 de setembro de 2022, além de estar sujeita a certas condições precedentes adicionais usuais para esses tipos de transações, incluindo a autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e da autoridade antitruste do país, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

O Contrato prevê que, pela totalidade da participação da Enel Brasil na Enel Goiás, a Enel Brasil receberá uma importância total de aproximadamente de 7,3 bilhões de reais (equivalente a cerca de 1,4 bilhão de dólares), sujeito a ajustes até o fechamento. Do montante total:

• A Equatorial pagará, pelas ações da Enel Goiás, aproximadamente 1,6 bilhão de reais (equivalente a mais de 300 milhões de dólares) no fechamento, que é esperado para o fim do ano, e ;

• A Enel Goiás liquidará empréstimos junto a companhias do Grupo, no valor aproximado de 5,7 bilhões de reais (equivalente a cerca de 1,1 bilhão de dólares) em até 12 meses após o fechamento.

Adicionalmente, as partes acordaram um mecanismo de pagamento de earn-out baseado no resultado das contingências. Espera-se que a transação total gere um efeito positivo na dívida líquida consolidada do Grupo de cerca de 1,4 bilhão de euros.

A transação está em linha com o atual Plano Estratégico do Grupo Enel, uma vez que contribui para o objetivo de melhorar e otimizar constantemente o perfil de risco-retorno do Grupo e de sua base de ativos, com foco nos negócios prioritários. A venda da Enel Goiás está alinhada com a atual estratégia do Grupo Enel para Brasil, de focar o negócio de distribuição de energia elétrica em redes localizadas em áreas urbanas e aproveitar plenamente as oportunidades decorrentes da presença integrada do Grupo no contexto da transição energética, com o avanço da geração distribuída e das redes inteligentes nos próximos anos.

Enel Goiás

Distribuidora brasileira de energia elétrica localizada no Estado de Goiás, com uma área de concessão de 337 mil km2 e 3,3 milhões de clientes em 237 municípios. A Enel, que celebra seu 60º aniversário este ano, é uma empresa multinacional de energia e um player integrado líder nos mercados globais de energia e renováveis. Globalmente, é o maior player privado de energia renovável, o principal operador de rede em número de usuários finais e o maior operador de varejo por base de clientes.

O Grupo é líder mundial em resposta à demanda e a maior concessionária europeia em EBITDA ordinário. A Enel está presente em 30 países em todo o mundo, produzindo energia com mais de 92 GW de capacidade total. A Enel Grids, a linha de negócios global do Grupo dedicada à gestão do serviço de distribuição de eletricidade globalmente, fornece energia por meio de uma rede de mais de 2,3 milhões de quilômetros para mais de 75 milhões de usuários finais.

Leva energia para cerca de 70 milhões de residências e empresas. O braço de energias renováveis ​​da Enel, Enel Green Power, tem uma capacidade total de mais de 55 GW e um mix de geração que inclui energia eólica, solar, geotérmica e hidrelétrica, além de instalações de armazenamento de energia na Europa, Américas, África, Ásia e Oceania.

A Enel X Global Retail, linha de negócios global da Enel que atua nas áreas de fornecimento e eficiência energética, tem uma capacidade total de cerca de 7,9 GW de resposta à demanda gerenciada globalmente e 62 MW de capacidade de armazenamento instalada para clientes. Além disso, a Enel X Way é a nova empresa do Grupo totalmente dedicada à mobilidade elétrica, gerenciando mais de 380 mil pontos de carregamento públicos e privados de VE em todo o mundo, diretamente e por meio de acordos de interoperabilidade.

Equatorial

Terceiro maior grupo de distribuição do Brasil em número de clientes. A empresa opera seis concessionárias nos estados do Maranhão, Pará, Piauí, Alagoas, Rio Grande do Sul e Amapá, atendendo aproximadamente 10 milhões de clientes nessas regiões. A empresa também atua no setor de transmissão e recentemente ingressou no setor de saneamento e no setor de geração renovável.

 

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas