terça-feira, setembro 27, 2022
terça-feira, setembro 27, 2022

O crescimento da energia renovável na Bahia

Osetor de energia renovável se transformou nos ultimos anos em um dos motores da economia baiana. Dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) apontam que o estado é hoje líder na geração de energia solar no país, com 30,76% do mercado nacional, e é o segundo na geração de energia eólica, com 27,64% do total no Brasil. O GRUPO INEWS, com os seus portais de notícias BAdeValor e  INEWSBR, tem dado atenção especial ao segmento.

Atualmente, a Bahia conta com 41 parques eólicos e 225 parques fotovoltaicos em operação, o que representa investimentos de R$ 29,17 bilhões nos setores de energias renováveis. Grande parte desses recursos circula no interior do estado, em municípios como Xique-Xique, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Casa Nova, Guanambi, Itaguaçu da Bahia, Juazeiro, Oliveira dos Brejinhos, Tabocas do Brejo Velho, dentre tantos outros.

Recentemente o protal BAdeValor noticiou que o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema) liberou a licença prévia que atesta a viabilidade ambiental dos complexos eólicos Sento Sé I e II, localizados na zona rural do município de Sento Sé.

O projeto contempla 18 parques, 224 aerogeradores e uma capacidade instalada de 940MW. O investimento previsto é da ordem de 800 milhões de euros (R$ 4,038 bilhões, na cotação atual). A expectativa é que a construção tenha início entre o fim deste ano e começo de 2023.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas