quinta-feira, março 28, 2024
quinta-feira, março 28, 2024

Mercado de beleza deve movimentar mais de R$100 bilhões este ano

Os dois últimos anos se mostraram um período bastante desafiador para estabelecimentos do setor de beleza e bem-estar, que tiveram que fechar as portas devido à pandemia e medidas de isolamento social. Trata-se de um mercado que tem total relevância econômica e sempre mostra boas expectativas para o segmento.

O mercado de beleza é um dos maiores do país e, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o brasileiro gasta mais com beleza do que com comida; também de acordo com o Instituto, em 2021, o setor previa estimativa de recuperação de 6% de mês a mês. Na última década, ao todo, foram mais de R$ 100 bilhões por ano, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).

Com a flexibilização e abertura dos estabelecimentos, os meses de novembro e dezembro foram marcados por demanda crescente da busca por serviços e produtos do setor. É um período que, sem dúvidas, abre os olhos de empresários e profissionais da área para suportarem a alta demanda em busca de suprir os períodos de possível baixa ao longo do ano. E, claro, o final de 2021 também teve outro motivo: tentar recuperar e reduzir os prejuízos que estes estabelecimentos tiveram ao longo de 2021 e 2020.

Dados levantados pela Avec, maior empresa de tecnologia para o setor de beleza, que oferece soluções para o dia a dia dos estabelecimentos, aponta como o sistema para gestão do negócio, pagamentos e comissões, fluxo de caixa e agendamento de serviços feito pelo próprio cliente é integrado. Isso tem facilitando a vida destes profissionais para que tenham mais tempo e controle sobre o próprio negócio.

O impacto disso é comprovado: Um estabelecimento que usa recursos online atrai até 50% mais clientes do que um offline; Com a inclusão de soluções tecnológicas na rotina dos salões, os empreendedores do setor estão conseguindo dobrar o volume de atendimentos mensais (efetivos) e economizar até 10 horas semanais com trabalhos operacionais, em comparação aos que não usam nenhuma ferramenta.

Dados levantados pela Avec sobre o mercado de beleza e bem-estar

  • Na comparação dos serviços realizados em outubro/20 e outubro/21 o aumento é de quase 60%;
  • No segundo semestre de 2021 houve um crescimento médio de 10% ao mês no número de serviços realizados. Se comparados os meses de outubro de 2020 e 2021, o crescimento chega a quase 60%;
  • O levantamento é nacional, e as cidades que mais realizaram serviços em espaços de beleza e bem-estar no último semestre foram (jul a out/21): 1 – São Paulo/ 2 – Curitiba/ 3 – Belo Horizonte/ 4 – Brasília/ 5 – Rio de Janeiro/ 6 – Goiânia/ 7 – Recife;
  • Dividindo em sub-segmentos mais movimentados nesse semestre, tem: 1 – Salões de beleza/ 2 – Barbearias/ 3 – Clínicas de estética/ 4 – Esmalterias/ 5 – Salões infantis/ 6 – Spas/ 7 – Estúdios de tatuagem.

Avec

Plataforma de beleza fundada em 2013, já recebeu muitos investimentos e passou pela aceleradora Wayra. Conta com cerca de 10 sócios e tem mais de 40 mil estabelecimentos na sua base (salões de beleza, barbearias, estúdios de beleza e tatuagem, clínicas de estética e spas).

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas