quinta-feira, março 28, 2024
quinta-feira, março 28, 2024

Votorantim Cimentos e CDPQ concluem transação para combinar operações

A Votorantim Cimentos, sétima maior produtora de cimento do mundo, e a Caisse de dépôt et placement du Québec (CDPQ), investidor institucional de longo prazo, anunciam nesta sexta-feira (30)  que concluíram a transação para combinar suas operações de cimento na América do Norte. Após terem recebido as aprovações das autoridades regulatórias no Brasil, no Canadá e nos Estados Unidos, a St. Marys Cement Inc. (Canada), subsidiária integral da Votorantim Cimentos, poderá seguir agora com o processo de integração da McInnis Cement Inc.

Conforme a transação, as duas partes irão transferir seus ativos na América do Norte para a entidade combinada. A Votorantim Cimentos Internacional (VCI), plataforma de investimentos internacionais e subsidiária integral da Votorantim Cimentos, terá 83% de participação acionária e a CDPQ ficará com 17% das ações. A combinação de negócios entre St. Marys Cement (Canada) e McInnis Cement deverá fortalecer significativamente o posicionamento estratégico das operações por meio do aumento da capacidade de produção de cimento, das eficiências operacionais e da ampliação da rede de distribuição.

A entidade combinada contará com operações em Bowmanville e St. Marys, na província de Ontario, no Canada; em Detroit e em Charlevoix, no estado de Michigan, Dixon, no estado de Illinois, e Badger, no estado de Wisconsin, nos Estados Unidos, juntamente com uma extensa rede de distribuição concentrada na região dos Grandes Lagos (entre os Estados Unidos e o Canadá), mais a fábrica de Port-Daniel-Gascons com todas as suas operações de distribuição localizadas nas províncias de Quebec, Ontário, New Brunswick e Nova Scotia, no Canadá, e na região Nordeste dos Estados Unidos, bem como suas operações marítimas.

A Moelis & Company LLC atuou como consultor financeiro exclusivo da Votorantim Cimentos nessa operação. O HSBC atuou como consultor financeiro líder da CDPQ na transação, em colaboração com o National Bank Financial e BMO Capital Markets.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas