terça-feira, abril 16, 2024
terça-feira, abril 16, 2024

CSN compra a Elizabeth Cimentos por R$1,08 bilhão

Por Geraldo Bastos

A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) – através de sua subsidária  a CSN Cimentos S.A., que concentra as operações de fabricação e comercialização de cimento do grupo –  anunciou nesta quarta-feira (30)  a compra do controle da Elizabeth Cimentos S.A. e da Elizabeth Mineração Ltda, uma das plantas mais modernas do país, com atuação relevante na região Nordeste, em especial na Paraíba e Pernambuco.

O negócio, que foi avaliado em R$ 1,08 bilhão, envolve o pagamento em caixa, aporte de capital e assunção de dívidas. O fechamento da operação está sujeito a condições precedentes usuais em operações desta natureza, inclusive a aprovação por parte das autoridades concorrenciais.

A aquisição  adiciona uma capacidade produtiva para a CSN Cimentos de 1,3 milhão de toneladas por ano  através de equipamentos modernos, além de substanciais reservas de calcário de alta qualidade. “São esperadas relevantes sinergias operacionais,  logísticas, de gestão e comerciais,com espaço para evoluçãode mixde produtos e expansão da base de clientes”, diz a CSN.

Este movimento se insere na estratégia de expansão da CSN Cimentos em meio à recuperação do consumo de cimento no Brasil, demonstrando a capacidade da assumir papel de destaque na consolidação do setor.  Com o fechamento da operação, a CSN Cimentos passaráa ter uma capacidade total de 6 milhões de toneladas  e presença cada vez mais abrangente no território nacional como um produtor relevante e debaixo custo.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas