domingo, junho 23, 2024
domingo, junho 23, 2024

Empresas de consumo e varejo já incorporaram IA às suas estratégias de negócio

A Minsait, empresa de transformação digital e TI do grupo espanhol Indra, divulgou o Informe Ascendant de Maturidade Digital 2024, que mostra que 20% das companhias de consumo e varejo ao redor do mundo já integram a inteligência artificial às suas estratégias de negócio. Com o subtítulo “IA: radiografia de uma revolução em curso”, o relatório aborda o contexto e o grau de adoção dessa tecnologia por empresas e administrações públicas, a partir de informações fornecidas por mais de 900 organizações espalhadas pelo globo e com atuação em 15 diferentes segmentos de mercado.

Segundo a análise setorial do Informe, a digitalização tornou-se uma prática comum no ramo do consumo e varejo, com a inteligência artificial ganhando cada vez mais espaço, ao menos desde meados de 2022. O relatório da Minsait indica ainda que as áreas de marketing e vendas têm liderado a integração da IA nas empresas do setor, promovendo uma cultura de reinvenção e transformação das operações.

Quando questionadas sobre as razões que as conduziram à adoção da inteligência artificial, 77% das organizações ouvidas pela pesquisa mencionaram o aumento da eficiência e a otimização de seus processos internos. Muitas dessas empresas têm concentrado seus esforços na aplicação da IA em expedientes específicos do setor, como a gestão e fornecimento de inventário (58%), fabricação de produtos (47%), otimização da experiência do cliente (CX) e melhorias nos pontos de venda.

Além disso, para enfrentar desafios que envolvam privacidade e cibersegurança, as companhias de consumo e varejo também têm optado por utilizar aplicações de IA fornecidas por terceiros, a fim de aprimorar sua gestão de riscos (33%).

Um futuro sustentável e mais digitalizado

Ainda de acordo com o estudo da Minsait, a longo prazo, o setor de consumo e varejo deve assistir o crescimento da interligação entre canais físicos e digitais. A edição 2024 do Informe Ascendant mostra que essa é uma tendência que tem sido favorecida pelo avanço do e-commerce e dos investimentos em tecnologias como realidade aumentada, IA e recursos de personalização da experiência de compra.

Em paralelo, as empresas também têm priorizado a sustentabilidade, integrando práticas comerciais ambientalmente responsáveis ao longo de toda a cadeia produtiva, à medida que cresce o nível de conscientização apresentado pelos consumidores.

Para Arancha Pérez-Navarro, diretora da Minsait para os setores de Varejo, Consumo e Indústria Farmacêutica, esses mercados têm respondido ao surgimento de um novo panorama macroeconômico, em meio ao qual o processo de transformação digital tende a ser acelerado, a fim de atender às exigências de consumidores cada vez mais conectados e bem-informados. “Esse novo cenário torna prioritários fatores como conveniência, segurança e personalização da experiência do cliente, que passa a ocupar o centro dessa equação”, afirma.

A Minsait tem participado desse processo de melhoria contínua na experiência do cliente no varejo, por meio da integração de soluções inovadoras fornecidas por seus principais parceiros e facilitadores do processo de transformação digital. Nesse sentido, Pérez-Navarro também destaca o papel fundamental desempenhado pelas novas tecnologias na evolução e crescimento desse mercado cada vez mais digital e hiperpersonalizado.

“Ao longo de toda a cadeia de valor compreendida pelo varejo, é importante poder contar com parceiros tecnológicos relevantes, com a experiência e o conhecimento necessários para lidar com as últimas tendências tecnológicas em phygital, por exemplo. Só assim será possível garantir uma jornada rumo à digitalização de maneira sólida e palpável”, finaliza a executiva.

Minsait

Empresa do Grupo Indra líder em transformação digital e Tecnologia da Informação. A Minsait apresenta um alto grau de especialização, ampla experiência em negócios digitais avançados, conhecimento setorial e talento multidisciplinar, formado por milhares de profissionais em todo o mundo.

A Minsait se posiciona na vanguarda da nova digitalização, com capacidades avançadas em inteligência artificial, cloud, cibersegurança e outras tecnologias transformadoras. Por isso, impulsiona os negócios e gera grandes impactos na sociedade, graças a uma oferta digital de serviços de alto valor agregado, soluções sob medidas para todos os campos de atuação e acordos com os parceiros tecnológicos mais relevantes do mercado. No fechamento do exercício de 2023, a Minsait teve receitas de 2,517 bilhões de euros.

Indra no Brasil

Presente no Brasil desde 1996, a Indra é uma das principais companhias de tecnologia e consultoria do país. Conta com mais de 7 mil profissionais, escritórios distribuídos nos principais estados brasileiros e quatro Centros de Produção. A companhia faz parte de alguns dos projetos mais inovadores para o desenvolvimento econômico e tecnológico do Brasil nos setores de Transporte & Defesa e de Tecnologia da Informação (TI), os quais estão agrupados em sua filial Minsait.

Indra

Uma das principais companhias globais de defesa, indústria aeroespacial e tecnologia, além de líder em transformação digital e TI na Espanha e América Latina, por meio de sua filial Minsait.

Seu modelo de negócio está baseado em uma oferta integral de produtos próprios de alto valor e com elevado componente de inovação, que a tornam o parceiro tecnológico para a digitalização e para as operações-chave de seus clientes em todo o mundo.

A sustentabilidade faz parte de sua estratégia e de sua cultura, para responder aos desafios sociais e ambientais presentes e futuros. No fechamento do exercício de 2023, a Indra teve receitas de 4,343 bilhões de euros, mais de 57 mil profissionais, presença local em 46 países e operações comerciais em mais de 140 países.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas