segunda-feira, abril 22, 2024
segunda-feira, abril 22, 2024

Campinas é hub para logística e distribuição de produtos eletrônicos de alto valor

Com alta concentração de centros de distribuição de grandes varejistas e fábricas de produtos eletrônicos, a região de Campinas se tornou um importante hub para a Brink’s na gestão e distribuição de componentes e produtos eletrônicos de alto valor agregado. Hoje, a cidade recebe a segunda maior base da empresa no país, e tem expectativa de crescimento de 10% em operações para 2024.

A Brink’s, através da sua divisão Brink’s Log, criou uma estrutura na cidade para atender com mais eficiência esse segmento, com locais apropriados para a armazenagem e veículos adaptados, tudo para garantir a segurança em toda a cadeia de distribuição. A empresa já opera com uma frota de 80 veículos destinados ao setor e beneficia-se da proximidade ao Aeroporto Internacional de Viracopos, localizado a 10 minutos (ou 8km) do centro de operações, para agilizar a operação a clientes em todo o país.

“A região de Campinas é muito importante para o setor de produtos eletrônicos. Os equipamentos e componentes chegam ao Brasil pelo Aeroporto de Viracopos, há diversas fábricas que montam os produtos e os centros de distribuição das grandes redes varejistas também estão nessa região. A Brink’s viu isso como uma oportunidade de melhorar o atendimento aos seus clientes e trazer mais eficiência a todo o setor”, afirma Elaine Inácio, Superintendente Brink’s LOG.

A estratégia já tem demostrado seus resultados positivos. Até 2022, a Brink’s realizava de 300 a 400 operações por mês para o transporte de produtos eletrônicos de alto valor na região de Campinas. Com a criação do hub em Campinas, as operações triplicaram. No final de 2023, a empresa atingiu a marca de 1.100 operações para atender a esse segmento.

Antes da criação do hub, a filial de São Paulo era responsável por 70% do transporte de produtos eletrônicos feitos pela Brink’s em nível nacional. Atualmente, Campinas é a principal responsável por esse segmento na empresa, concentrando 60% da distribuição de componentes e produtos eletrônicos da Brink’s no Brasil.

Além de melhorar a eficiência logística, a criação do hub Campinas também trouxe ganhos ambientais para toda a cadeia de distribuição. Anteriormente, os carros precisavam sair vazios de São Paulo até Campinas, onde eram abastecidos com os produtos. Depois de realizadas todas as entregas, voltavam novamente vazios para a capital paulista. Com a mudança da estratégia, os veículos economizam quilometragem, reduzindo o consumo de combustível e as emissões de carbono.

Terminal de cargas em Viracopos

O hub de distribuição de componentes e produtos eletrônicos complementa toda a estrutura logística que a Brink’s já possui na cidade de Campinas. A empresa conta desde 2015 com um terminal para cargas de alto valor no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). Neste caso, a operação favorece o manuseio da mercadoria, que sai do avião direto para a área de importação da Brink’s, que conta com acesso e docas exclusivos, garantindo maior segurança e agilidade nas operações.

Primeiro na América Latina, o local foi desenvolvido com o que há de mais recente em tecnologia de segurança. O espaço conta com a mesma infraestrutura já utilizada pela companhia em importantes aeroportos do mundo, como o de Heathrow, na Inglaterra, e no Charles de Gaulle, na França.

A Brink’s Log oferece soluções logísticas sob medida para indústrias e comércios que desejam transportar com segurança itens de alto valor agregado, desde transporte de produtos eletrônicos, farmacêuticos, insumos agrícolas e artigos de luxo, e muito mais.

Brink’s

Fundada em 1859 em Chicago (EUA), o Grupo Brink’s (NYSE:BCO) é líder global em gestão de dinheiro e valores, soluções digitais para o varejo e serviços de gerenciamento de caixas eletrônicos (ATMs). Nossos clientes incluem instituições financeiras, varejistas, agências governamentais, casas da moeda, joalherias e outras indústrias. Nossa rede de operações em 52 países atende clientes em mais de 100 países.

No Brasil desde 1966, a Brink’s foi a primeira empresa especializada em transporte e logística de valores. Hoje está presente no território nacional com mais de 8 mil funcionários em 77 filiais com serviços diversificados atendendo a vários segmentos.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas