sábado, abril 13, 2024
sábado, abril 13, 2024

Vestas alcança 5 GW de potência produzida no Brasil

AVestas, empresa líder mundial em projeto, fabricação, venda, instalação e manutenção de turbinas eólicas, começou o ano de 2023 comemorando o marco de 5 GW de potência produzida no Brasil e, consequentemente, atinge 13 GW de capacidade instalada na América Latina. A conquista ocorreu na fábrica localizada em Fortaleza, no Ceará. Em pouco mais de três anos, foram produzidas 1.189 naceles – peça fundamental para o funcionamento dos aerogeradores -, do modelo V150, com 4,2 MW e 4,5 MW de capacidade.

De acordo com um levantamento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o país registrou, somente em 2022, 8 GW de expansão na capacidade instalada – a segunda maior registrada pelo órgão desde sua fundação; a primeira foi em 2016 com 9 GW alcançados. Somente as usinas eólicas responderam por 2 GW.

“O sucesso de nossos negócios no Brasil começa com a excelência da operação na fábrica de Fortaleza. Tendo a segurança de nossos colaboradores sempre como prioridade e a qualidade como objetivo final para atender às expectativas de nossos clientes, a instalação é essencial para sustentar não só o crescimento da Vestas, mas a própria transição energética brasileira, já que somos líderes de mercado no país. Toda a região Latam comemora a marca de 5 GW como uma conquista de um único time”, afirma Eduardo Ricotta, presidente da Vestas Latam.

No final do ano passado, a companhia anunciou um novo acordo com a Casa dos Ventos, para alimentar 100% da produção de turbinas eólicas no Brasil até o final de 2024. Com o contrato, a Vestas também passou a consumir energia produzida por suas próprias turbinas, geradas pela parceira, com quem já atua há cinco anos.

Presença  no Nordeste 

A primeira fábrica da Vestas na América Latina, foi instalada em 2012 e vem passando por diversas mudanças para responder ao rápido crescimento do mercado eólico no Brasil. A mais significativa foi a sua remodelação total para produzir a plataforma V150. Reinaugurada em 2019, a fábrica em Fortaleza registra hoje 193 funcionários e a produção 100% voltada para o abastecimento do mercado brasileiro, sendo fundamental para sustentar a liderança da Vestas no país.

“Atingir a marca de 5 GW em apenas três anos de operação é motivo de muito orgulho para todos nós da fábrica. Aqui, os desafios tornam-se mais fáceis de enfrentar graças aos funcionários talentosos e colaborativos que permanecem incansáveis ​​em fazer parte da solução”, declara Sandro Leite, Head de Operações e Montagem da Vestas – atua na fábrica em Fortaleza.

Compromisso ESG

Para a Vestas, o consumo de energia renovável em suas operações faz parte do planejamento de ações ESG da empresa no mundo todo. Em fevereiro de 2020, foi lançada a primeira estratégia interna sustentável intitulada “Sustentabilidade em Tudo o que Fazemos”. A iniciativa reforça o compromisso da companhia de liderar a transição para um mundo totalmente alimentado por energia renovável.

A empresa também se comprometeu a não adotar práticas de compensação de carbono que auxiliam a neutralidade das emissões até 2030. Essa ação complementa toda sua cadeia de valor dentro do roteiro de circularidade (Circularity Roadmap), definindo novas metas em três áreas principais: design, operações e recuperação de materiais, que permitem a produção de turbinas eólicas com desperdício zero até 2040.

A Vestas está comprometida também com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, em especial os que correspondem à energia acessível e limpa (7), ação contra a mudança global do clima (13), trabalho decente e crescimento econômico (8), consumo e produção responsáveis (12), educação de qualidade (4) e parcerias e meios de implementação (17).

Sobre a Vestas

A Vestas  é a empresa líder global em energia sustentável. A companhia projeta, fabrica, instala e mantém turbinas eólicas onshore e offshore em todo o mundo. Com mais de 160 GW de capacidade instalada em 88 países, a Vestas instalou mais capacidade eólica do que qualquer outro fabricante.

Graças às suas habilidades Smart Data e aos mais de 140 GW de turbinas que opera e mantém em todo o mundo, a Vestas possui uma grande quantidade de dados que permite interpretar, prever e obter o máximo desempenho do recurso eólico, proporcionando as melhores soluções para o setor.

Na última década, a Vestas tem sido um dos principais contribuidores para a expansão da energia eólica no Brasil. Com quase 900 colaboradores e mais de 8,5 GW de capacidade instalada ou em construção no país, a Vestas oferece soluções de energia sustentável para promover um planeta limpo e impulsionar um futuro mais promissor.

 

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas