quinta-feira, março 28, 2024
quinta-feira, março 28, 2024

BR Aviation começa a abastecer com HVO caminhões em operações no Galeão

Empenhada em liderar a transição energética no Brasil, a BR Aviation (unidade de negócios para serviços de abastecimento de aeronaves e atividades no segmento aéreo da Vibra e uma marca licenciada da Petrobras) segue a jornada para ser protagonista no caminho rumo a uma economia de baixo carbono, com soluções para descarbonizar suas atividades, de parceiros e fornecedores.

Neste contexto, a partir de dezembro de 2022, gradativamente, os caminhões da BR Aviation que atuam no Aeroporto Internacional Galeão/Tom Jobim, no Rio de Janeiro, passarão a operar com a mistura que contém o diesel HVO (sigla em inglês para Óleo Vegetal Hidrotratado ou diesel verde). O HVO é uma aposta para reduzir emissões de gases de efeito estufa e será utilizado em nossa frota de veículos, que circulará com 10% de diesel verde (HVO) em sua composição, em adição ao percentual de biodiesel definido pela regulação nacional, hoje de 10%.

O caminho para a descarbonização é um longo processo, porém a Vibra/BR Aviation segue realizando iniciativas embasadas nas melhores práticas que buscam trazer soluções sustentáveis para o portfólio de renováveis a fim de oferecer energia mais limpa aos clientes. Além disso, com uma série de iniciativas que também buscam soluções sustentáveis para as operações, é possível ajudar parceiros e clientes a atingir suas metas de emissões, inclusive em setores difíceis, como aviação.

A perspectiva é que, gradualmente, haja um aumento do percentual de diesel verde ao longo dos anos e, com isso, uma maior redução de emissões na operação dos veículos. O HVO também se destaca em relação a outras soluções de descarbonização por poder ser misturado e até mesmo substituir o diesel de origem fóssil, de forma integral e imediata, sem necessidade de adaptações. O HVO já vem sendo utilizado na Europa e Estados Unidos em escala comercial e é uma grande promessa como fonte de energia limpa para o transporte de carga.

O combustível é produzido por meio do processamento de matéria-prima renovável, como óleo vegetal. De origem 100% renovável, o diesel verde é capaz de reduzir as emissões de carbono em quase 90%, quando comparado ao diesel fóssil. Portanto, o diesel verde se apresenta como uma das alternativas mais promissoras para a transição energética.

“Ao adotar 10% de HVO na mistura do combustível utilizado pelos 15 caminhões da frota do aeroporto do Galeão, deixaremos de emitir 14 toneladas de gases de efeito estufa no ar por ano. Estamos desenvolvendo várias frentes que certamente irão colocar a VIBRA / BR Aviation como protagonista numa economia de baixo carbono)”, explica Rodrigo Mota, diretor de aviação da Vibra.

Para ter uma ideia do que equivale essa redução, em geral, em média, 7 árvores captam cerca de uma tonelada de carbono ao longo de 20 anos. Dessa forma, as 14 toneladas seriam o equivalente ao ciclo de vida de 100 árvores. Outra forma de comparação é a retirada de 5 veículos leves de circulação por ano, considerando que em média um veículo roda 15.000 km (com rendimento de 10 km/l de gasolina).

O HVO será adequado às tecnologias de motores nesta primeira fase de aplicação na base de abastecimento no aeroporto do Galeão. Após as avaliações ao longo das operações da frota, a ideia é expandir sua aplicação para outras operações da Vibra.

A partir de 2025, a Vibra será offtaker da primeira biorrefinaria do Brasil dedicada à produção de HVO. A planta, localizada em Manaus, terá capacidade de produzir até 500 mil toneladas de combustíveis por ano e encontra-se em um ponto estratégico para a distribuição em toda a Região Norte do país.

“A demanda por produtos ligados à descarbonização e à agenda ESG está cada vez mais elevada. Consideramos, em nossa estratégia, a ideia de um futuro baseado em economia de baixo carbono, por isso estamos comprometidos no desenvolvimento de negócios em energias renováveis e atuando em conjunto com fornecedores, clientes e parceiros.”, destaca Mota.

Compromisso com a transição energética

A Vibra assumiu o compromisso de ser NET ZERO até 2025 para as emissões de escopo 1 e 2, com foco na redução de emissões de suas unidades operacionais e administrativas. A empresa se mantém atenta e antecipa-se para oferecer a melhor energia para seus clientes, acompanhando a evolução e disponibilidade de processos que possam ser alimentados por fontes energéticas mais limpas e renováveis. Por isso, passou a atuar em novos mercados, como energia elétrica e eletromobilidade, aumentou sua atuação no mercado de etanol e fechou parcerias estratégicas para a comercialização de diesel verde.

Vibra

Líder no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis e de lubrificantes, a Vibra Energia proporciona a melhor alternativa energética e de mobilidade a seus clientes, alinhada às melhores práticas de ESG do setor. No mercado automotivo, a Vibra é licenciada da marca Petrobras, formando uma rede com 8,3 mil postos de combustíveis, em todo o País. As franquias da Vibra Energia para o segmento são as lojas de conveniência BR Mania e os centros de lubrificação automotiva Lubrax+. Com uma estrutura logística que garante sua presença em todas as regiões do país, a empresa conta com um portfólio de mais de 18 mil grandes clientes corporativos, em segmentos como aviação, transporte, comércio, indústrias, produtos químicos, mineração e agronegócio. Com a marca BR Aviation, a companhia possui cerca de 70% do mercado de aviação, abastecendo aeronaves em mais de 90 aeroportos brasileiros. Em lubrificantes, é líder de mercado com a marca Lubrax e possui a maior planta industrial para produção de lubrificantes da América Latina.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas