sexta-feira, março 29, 2024
sexta-feira, março 29, 2024

Agência de live marketing baiana conquista o mercado nacional

Criada há 16 anos, em Salvador, pela publicitária Maíra Holtz, a Agência Estalo é uma das mais renomadas e requisitadas do país. Com uma carteira de 27 clientes, a empresa teve crescimento de 242% no período da pandemia e projeta finalizar o período que houve a flexibilização e o retorno dos eventos com alta de 22%. Para o futuro, a Estalo mira o mercado internacional e planeja instalar um escritório em Miami.

“Após retornar dos Estados Unidos, onde trabalhei em algumas agências de marketing, percebi que Salvador tinha um déficit de agências de live marketing, que na época eram muito novas no Brasil. Chamei o meu irmão para montar a Estalo para suprir essa carência e deu super certo. Temos escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, mas atendemos mais de 400 cidades em todo o país”, conta a CEO da Estalo, Maíra.

Após conquistar o Nordeste, a empresa viu a necessidade de avançar para o restante do país e há cinco anos partiu rumo a São Paulo, onde, segundo Maíra, encontrou alguns desafios, já que o movimento de saída de uma empresa da Bahia para o Sudeste é atípico e chegando lá “precisa se provar a todo o momento” para mostrar que é tão capaz quanto eles.

“Como existe o estereótipo do nordestino ser preguiçoso, precisamos dobrar o trabalho. Mostrar que conseguimos pensar uma estratégia tão boa quanto uma agência de lá e entregar um trabalho de excelência. Eu era uma boa agência, mas quando fui pra lá me tornei uma excelente”, diz a publicitária.

Especializada em serviços de estratégia, conteúdo, PR stunt, brand activation, promo, PDV transformation, talks e congressos, lançamentos e eventos, a empresa assina a criação de ativações para grandes marcas, como Natura, Google, iFood, Pepsi, Buser e também é responsável pela venda da Ambev no circuito do Carnaval baiano e pela interlocução da marca com vendedores ambulantes tanto em Salvador, quanto em Olinda e Recife.

Na contramão do mercado

Durante a pandemia, apesar do momento muito difícil, a Estado foi na contramão do mercado de live marketing, que sofreu com o  lockdown. A agência se  reinventou, aproveitou as oportunidades para diminuir a distância entre os parceiros e seus consumidores e começou a fazer projetos alternativos para se adequar à nova realidade, já que “o cliente tinha o dinheiro, mas não tinha como realizar os eventos”.

Foi assim que surgiu o primeiro drive-in do Brasil na pandemia patrocinado pela Stella Artois e o primeiro festival on-line com diversos artistas, que inclusive serviu para arrecadar recursos para uma organização não-governamental (ONG) e os trabalhadores do setor musical que estava sem receber já que não tinham shows. Essas ações mantiveram a agência na ativa durante todo o período, sem demissões, com carga horária normal, trabalho dobrado e todos os recebimentos em dias.

A principal dificuldade do setor vista pela empresária é a questão da regulamentação. “Falta uma união no setor. Não existe um piso de honorário para concorrência, o que muitas vezes torna desleal, já que eu apresento uma proposta cobrando 10% e vem o concorrente com 2%. E tudo isso acontece porque não tem uma entidade que controle essas questões. Precisamos de uma regulamentação mais forte para que a categoria se torne mais forte”, afirma Maíra.

Estrutura

Com 67 funcionários diretos e mais de 10 mil prestadores de serviços indiretos, a agência não pretende abrir novos escritórios no país, mas sonha em ir para o exterior. Segundo a CEO, “já estava tudo certo para ser realizado em 2020, mas aí veio a pandemia e a gente congelou tudo. Já tínhamos toda estrutura lá, inclusive um sócio, mas tudo se desfez. Agora já retomamos o planejamento e estamos estudando novamente como iremos fazer tudo isso. Mas é um projeto nosso de internacionalizar a agência”.

A empresária destaca que a receita para um negócio de sucesso é ter muita força de vontade e garra. “As coisas não são fáceis. É necessário saber aonde quer chegar. Eu sabia que queria ganhar R$ 1 milhão e para isso a sua meta e objetivo precisa estar alinhada ao seu agir. Tem que ter a força no braço para mover as coisas. Fora isso, ter competência e habilidade para convencer pessoas. Não se faz uma empresa de uma pessoa e preciso que todos estejam juntos no barco e que sejamos melhores do que os outros competidores”, finaliza.

Confira AQUI outros conteúdos exclusivos!

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas