sexta-feira, março 29, 2024
sexta-feira, março 29, 2024

Quanto tempo é preciso estudar para ganhar dinheiro com ações?

Por Rogério Araújo*

Uma das perguntas que recebo com frequência de pessoas que decidem começar a investir no mercado financeiro é: quanto tempo eu preciso estudar para começar a ganhar dinheiro?

O mercado financeiro, principalmente o investimento em ações, tem atraído cada vez mais pessoas físicas. São brasileiros que vão para a bolsa de valores empolgados com a possibilidade de fazer uma renda extra ou ganhar dinheiro que lhe garanta uma aposentadoria confortável. A crise econômica, sempre tão presente na vida dos brasileiros, explica muito sobre isso.

Mas é importante ressaltar que apenas o desejo de ter uma vida financeira segura sem conhecimento profundo do mercado financeiro não vai garantir o sucesso nas operações. É preciso estudo, muito estudo.

Sabe aquele ar sereno, tranquilo e confortável que traders experientes demonstram quando estão operando? Aquele domínio e confiança de quem sabe o que está fazendo? Então, são resultado de anos de dedicação e muitas tentativas. E de erros também.

Traders de sucesso têm disciplina. Dedicam horas do seu tempo analisando dados e estudando para garantir uma boa e consistente performance em suas operações. E, claro, consomem diariamente o noticiário político e econômico. Não dá para arriscar na bolsa sem entender o que está acontecendo na economia nacional e global. São comportamentos que influenciam diretamente o mercado de ações.

Então, se para um profissional experiente estudo e disciplina são uma condição constante, imagine para quem está ingressando nesse mercado? É claro que não podemos desprezar a aptidão de cada um. Algumas pessoas têm o dom de entender rapidamente como funcionam os mecanismos da bolsa e, mesmo após algumas perdas iniciais, começam a dominar as operações com mais facilidade. Mas sem estudo e prática não há como desenvolver e aprimorar as habilidades.

Preparo, conhecimento e disciplina são fundamentais para evitar frustrações ao longo da jornada. Para quem está começando, a internet tem muito conteúdo e material de qualidade que ajudam a entender melhor o mercado de ações. É o primeiro passo.

O importante é entender que você precisa estar preparado para nunca mais parar de estudar – ou pelo menos até alcançar os resultados esperados. Porque estar no mercado de investimentos exige foco, disciplina e estudo. Muito estudo.


  • Rogério Araújo é especialista em mercado financeiro, líder educacional da corretora de investimentos Vítreo e fundador da Roar Educacional Consultoria

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas