quinta-feira, fevereiro 2, 2023
quinta-feira, fevereiro 2, 2023

TIM amplia parceria com Telit para maior oferta de soluções IoT ao mercado brasileiro

Pouco mais de um ano depois do anúncio dos primeiros testes com módulos de comunicação da Telit, a TIM anuncia a expansão do contrato com a empresa, em um movimento para ampliar a oferta de soluções IoT ao mercado brasileiro.

Líderes em seus segmentos, TIM e Telit se unem para mostrar que a adoção de ferramentas de Internet das Coisas habilita as empresas a superar desafios, explorar novos modelos de negócio (como MaaS – Machine as a Service e manutenção remota) e obter resultados tangíveis, demonstrando que soluções IoT estão cada vez mais acessíveis, inclusive financeiramente. Agora, através da plataforma deviceWISE, é possível oferecer soluções completas unindo conectividade móvel, automação industrial, coleta e análise de dados, e acesso remoto, auxiliando empresas dos mais variados segmentos industriais a percorrer sua jornada de transformação digital.

A plataforma deviceWISE elaborada pela Telit é líder em IoT industrial (IIoT), que permite a coleta de dados em tempo real, o gerenciamento remoto de máquinas e equipamentos, e habilita a transformação e análise dos dados e sua integração a qualquer sistema de TI. Essa plataforma, além de reduzir a complexidade da gestão de dispositivos IoT, possibilita que as empresas visualizem dados de máquinas, criem painéis personalizados e tenham acesso a informações de gerenciamento de saúde e integridade com apenas alguns cliques, o que promove a tomada de decisões de negócios mais intuitivas. Outros recursos em destaque da plataforma deviceWISE incluem acesso remoto e digital twins – representação virtual da máquina, em tempo real. A solução pode ser desenvolvida e implementada em semanas, o que auxilia na digitalização de processos industriais nas empresas e resulta em um retorno sobre o investimento no curto prazo.

Para o diretor de Soluções Corporativas da TIM Brasil, Paulo Humberto Gouvêa, é a oportunidade de destacar a importância do uso de soluções voltadas à Internet das Coisas e como podem impactar o custo de processos industriais: “Dependendo do nível da maturidade digital de uma empresa, os custos operacionais podem cair em até 40% após o investimento com soluções de IoT industrial. O acordo com a Telit acrescenta soluções ao nosso ecossistema de parcerias que nos permitem atender às necessidades de uma gama ainda maior de empresas de diferentes segmentos de mercado”.

“As soluções de IoT da Telit já são usadas pelas maiores empresas do mundo. Sete dos 10 maiores fabricantes de carros usam nossas soluções, gerando grandes ganhos de produtividade. Por meio da parceria com a TIM podemos alcançar novos patamares no Brasil”, declara o senior vice-president e Head da Unidade de Negócios de Plataformas da Telit, Ricardo Buranello.

No início de 2021, TIM e Telit fizeram os primeiros testes em laboratório para a instalação de módulos de comunicação de maior eficiência energética e baixo custo, registrando velocidades cinco vezes maiores de download e upload. Na ocasião, os módulos foram usados para melhorar o desempenho de soluções que dependem da tecnologia NB-IoT para transmissão de dados, como dispositivos de monitoramento de lavouras e sensores de solo, no agronegócio.

Líder em cobertura 4G no país e presente em mais de 4,8 municípios, a TIM é pioneira na oferta de soluções de Internet das Coisas (IoT) a clientes corporativos, contando inclusive com a maior rede de Internet das Coisas no país, em mais de 4,1 mil cidades. Além disso, disponibiliza a funcionalidade NB-IoT, que permite ampliar a cobertura tradicional em até 40%, com baixo consumo de bateria, fundamental para aplicações de Internet das Coisas.

TIM

“Evoluir juntos com coragem, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM, operadora líder em cobertura móvel e presença 4G. Pioneira em testes do 5G, está pronta também para ser protagonista da tecnologia que revolucionará diversos setores da sociedade, em linha com a sua assinatura: “Imagine as possibilidades”. Comprometida com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, integra importantes carteiras da bolsa brasileira, como a do Novo Mercado, do S&P/B3 Brasil ESG e do Índice de Sustentabilidade Empresarial. Está listada no Sustainability Yearbook 2022, que reúne as empresas mais sustentáveis do mundo, e foi a primeira operadora a obter o selo “Pró-ética” da Controladoria Geral da União e a certificação ISO 37001, de combate ao suborno. Faz parte ainda do Índice de Equidade de Gênero da Bloomberg e lidera, entre as empresas do Brasil e do setor de telecom mundial, o Refinitiv Diversity & Inclusion Index.

Telit

Simplifica a integração de “coisas” conectadas com um portfólio de módulos de comunicação e posicionamento sem fio de nível empresarial; planos de conectividade celular MVNO e serviços de gerenciamento; software de borda e nuvem; e orquestração de dados, plataformas IoT e IoT Industrial. Com mais de duas décadas de experiência pioneira em inovação de IoT, a Telit oferece soluções de IoT premiadas, seguras e integradas para muitas das maiores empresas, OEMs, integradores de sistemas e provedores de serviços do mundo, para que possam conectar e gerenciar IoT em qualquer escala.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas