quinta-feira, março 28, 2024
quinta-feira, março 28, 2024

Grupo Sai do Papel assume gestão da gigante dos hackathons

O Grupo de Inovação e Investimentos Sai do Papel vai assumir em toda a América Latina a gestão da Shawee, startup fundada em 2017 que se transformou em referência nacional na realização de hackathons. Com mais de 400 projetos executados, a empresa já atendeu marcas como Globo, Itaú e Mercado Livre na criação desse tipo de dinâmica.

Hackathons são maratonas de programação que se popularizaram nos anos 1990 e que reuniam profissionais ligados ao desenvolvimento de softwares durante um espaço delimitado de tempo para potencializar a geração de um grande número de soluções. Com o tempo, essa dinâmica foi adaptada para outras áreas e se consolidou como ferramenta de construção de cultura organizacional, apoio à criatividade e desenvolvimento de lideranças.

Fundada por Rodrigo Terron e Abraão Sena, a Shawee se especializou nesse tipo de evento e já produziu hackathons em mais de 12 países. A história começou quando os dois, que eram sócios em uma empresa de software, foram convidados por um cliente para organizar um hackathon e perceberam que não havia uma solução estruturada. Tudo precisou ser planejado de forma artesanal, e esse processo de alfaiataria motivou a criação da startup.

Em 2020, a Associação Brasileira de Startups premiou a Shawee com o título de “startup do ano”. Além disso, a empresa anunciou uma fusão com escola de programação Rocketseat com intuito de desenvolver um ecossistema de apoio a desenvolvedores de todo o país.

Essa história da Shawee foi ao encontro do Grupo Sai do Papel, que também tem enorme expertise na produção de hackathons e já atendeu algumas das principais empresas do Brasil, como XP Investimentos, IBM e iFood,Globo entre outros. A aproximação entre as duas companhias gerou o novo acordo de gestão.

“Hackathons oferecem muitos ganhos para as empresas que realizam porque promovem a cultura da inovação e ajudam a desenvolver características relevantes nos participantes, como a criatividade e a liderança. O Grupo Sai do Papel já realizou centenas de hackathons para algumas das maiores empresas do país nos últimos anos, e essa experiência nos aproximou da Shawee, outra referência no segmento. Acreditamos muito nesse tipo de dinâmica e nas contribuições que ela pode oferecer à gestão”, comenta o fundador e CEO do Grupo Sai do Papel, Carlos Junior.

Sai do Papel

Grupo de Inovação e Investimentos em startups, com três unidades de negócios e um Hub de Inovação. As unidades são a SdP Academy – focada em auxiliar o empreendedor em sua jornada por meio de mentoria, programa de aceleração e consultoria; SdP Capital – fornece os recursos financeiros e conexões estratégicas necessários para a execução do planejamento da startup; e a SdP Corporate – promove cultura de inovação e intraempreendedorismo, facilitando o desenvolvimento de soluções para reduzir custos, aumentar receitas, ou criar novas linhas de negócio. O Energy Hub é um Hub de Energia setorial privado, cujo objetivo é fomentar a inovação aberta no ecossistema de energia. O Grupo Sai do Papel é um dos realizadores do mais completo evento de inovação da América Latina, o Rio Innovation Week (RIW), e responde tanto pela curadoria geral do evento quanto pela arena de inovação aberta SdP Summit.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas