segunda-feira, janeiro 30, 2023
segunda-feira, janeiro 30, 2023

Fundo III da Mindset Ventures já entrega retorno anual superior a 40%

O mais recente fundo de investimento da Mindset Ventures, gestora brasileira de venture capital que conecta investidores a empresas de tecnologia localizadas nos Estados Unidos e em Israel, atualmente apresenta retorno anual em dólares superior a 40% ao ano antes mesmo de finalizar seu período de investimento.

O terceiro fundo, colocado em operação em dezembro de 2019, segue a mesma tese de investimento dos fundos anteriores da gestora, mas com ajustes importantes responsáveis por lhe conferir tal desempenho. Desde o início de 2020, passaram pela gestora mais de cinco mil startups, 19 das quais hoje integram parte do portfólio do Fundo III.

“Desde o início do terceiro fundo, analisamos milhares de empresas e decidimos investir em 19 delas até agora. Todas no mercado B2B, com solidez tecnológica, empreendedores experientes, geração de receita e tração comercial comprovada”, afirma o sócio executivo da Mindset Ventures, Nemer Rahal.

Para dar fluxo a uma quantidade tão grande de empresas que chegam à gestora diariamente, os executivos criaram um processo de análise extremamente rigoroso que vem se aprimorando constantemente ao longo dos anos e cujos resultados gerados são, no mínimo, impressionantes, mesmo para um setor onde resultados expressivos ocorrem com certa frequência.

Em cinco anos, a gestora captou três fundos e hoje conta com mais de R$ 350 milhões sob gestão, grande parte já alocada em quase 60 empresas de segmentos variados, como agronegócio, saúde, financeiro e segurança cibernética, entre outros.

Momento de mercado

Em meio às oscilações de mercado dos últimos anos, vale ressaltar que o contexto macroeconômico tem sido visto como componente importante para balizar a decisão de investimento dos investidores e das próprias gestoras. Ao analisar o contexto de mercado durante a época em que o terceiro fundo foi captado, o executivo reflete sobre alguns dos motivos que proporcionaram os resultados do mais recente fundo da Mindset Ventures.

“Nosso terceiro fundo foi captado e, em grande parte, investido durante a pandemia, um momento em que diversos outros fundos recuaram e desaceleraram os investimentos com receio dos impactos no longo prazo”, afirma Rahal. “No entanto, para nós, estava claro que seria um momento de boas oportunidades, dado que startups saudáveis estavam captando a valuations atrativos. Pouco tempo depois, já estamos colhendo os frutos da decisão que tomamos”.

O executivo ressalta que, após a recuperação da pandemia, os valuations voltaram a subir para níveis injustificados, por vezes impulsionados por falta de diligência durante o processo de investimento. A alta da taxa de juros nos EUA, o aumento da inflação em nível global e a deterioração do mercado ao redor do mundo geraram um novo revés no mercado de venture capital, afetando principalmente empresas mais maduras e, mais uma vez, por escassez de capital e, não necessariamente, por problemas operacionais inerentes às empresas.

“A meu ver, estamos prestes a passar por um período de escassez de investimentos, queda nos valuations e, assim como durante a pandemia, boas oportunidades de investimento em empresas saudáveis a valores atrativos”, aponta o executivo. “Uma vantagem do mercado de venture capital, no entanto, é que ele tende a se recuperar de forma mais rápida que outros mercados e a apresentar retornos mais expressivos no longo prazo”, completa.

A gestora está estruturando a captação de seu próximo fundo, que replicará a tese de investimento do fundo III. “A combinação da tese que criamos com o momento de mercado pandêmico nos gerou resultados excepcionais. Assim, devemos replicar a mesma tese em um momento de mercado que nos parece muito similar ao que vivemos há pouco tempo”.

Mindset Ventures

Fundada em 2016, a Mindset Ventures é uma gestora brasileira de venture capital que conecta investidores a empresas de tecnologia em estágio inicial localizadas nos Estados Unidos e em Israel, principalmente aquelas com potencial de expansão para o Brasil. Em cinco anos, o Fundo já investiu em mais de 50 startups, principalmente dos segmentos de saúde, softwares corporativos, fintech, agronegócios e segurança cibernética, das quais ao menos dez já atuam no país. A Mindset Ventures também recebeu prêmios em Israel nos anos de 2017 e 2018, na categoria de Fundos de Venture Capital mais ativos e reconhecimento pela Chambers como um dos melhores fundos de Fintech de Israel.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas