A Allied Brasil, uma das principais empresas no mercado brasileiro de eletroeletrônicos, lança no dia 21 de junho a Trocafy, uma plataforma para a comercialização de smartphones recertificados. Essa novidade da Allied vem sendo idealizada desde a aquisição da BrUsed, marca especializada na compra, venda e no recondicionamento de celulares usados, e foi possível por meio da experiência da Allied no mercado de mobile – uma vez que possui uma operação já consolidada na venda de eletroeletrônicos e market share de 8% na venda de smartphones no Brasil em 2021.

A Trocafy já nasce grande. Por ser uma marca Allied, a plataforma irá se beneficiar da forte presença no segmento de telefonia, trabalhando com produtos premium, alto ticket médio e de procedência certificada. Inicialmente, a Trocafy comercializará aparelhos da Apple, Samsung e Motorola.

O mercado de smartphones recertificados no Brasil vem se destacando por seu crescimento. De acordo com uma pesquisa do IDC, em 2021 esse mercado chegou a 3,6 milhões de aparelhos, número que deve atingir a marca de 5,5 milhões de dispositivos recondicionados e vendidos em 2024. “Os smartphones recertificados tendem a ser de 30% a 50% mais baratos, o que permite a compra de bons aparelhos a um preço acessível ao consumidor”, ressalta o CEO da Allied Brasil, Silvio Stagni.

Devido a esta tendência, a Allied apostou no segmento. “Nossa missão com a Trocafy é levar a todos os brasileiros a possibilidade de adquirir bons celulares com preços acessíveis e a credibilidade que a Allied já conquistou no mercado”, explica o diretor de operações da Allied Brasil, Felipe Piva.

Um dos grandes diferenciais da Trocafy é que todos os aparelhos vendidos pela plataforma são 100% funcionais, possuem três meses de garantia e devolução facilitada em até 10 dias com o melhor custo-benefício do mercado. Além disso, os aparelhos usados passam por um controle de qualidade, que abrange a revisão de até 40 itens, feita por profissionais certificados pelos fabricantes. “Além de toda a segurança que a compra por uma grande empresa oferece, também contamos com entrega rápida e eficiente em todos os 5.568 municípios brasileiros em que a Allied atua”, ressalta Piva.

Os celulares comercializados pela Trocafy estão divididos em três categorias:

  • “Estou zerado”: aparelhos reembalados, com menos de 7 dias de uso e acessórios originais;
  • “Sou como novo”: aparelhos que podem ter alguns riscos na carcaça e não vêm acompanhados de acessórios;
  • “Tenho sinais de uso”: aparelhos revisados, mas que podem conter marcas de uso na tela e na carcaça e não vêm acompanhados de acessórios. O planejamento de negócio da Trocafy poderá incluir a entrada de novos produtos no médio prazo.

Allied

Uma das principais empresas no mercado brasileiro de eletrônicos de consumo, com um portfólio de mais de 4,1 mil SKUs em mais de 10 categorias de produtos. Conectamos fabricantes de tecnologia com as redes de varejo e os consumidores através da distribuição; do varejo físico, com mais de 222 PDVs e do varejo digital, com forte presença nos principais marketplaces do país e com serviços agregados, como a plataforma de financiamento Soudi. Vendemos anualmente mais de nove milhões de itens em todo o território nacional.