Vestas garante pedido de 113 MW com 2W Energia no Brasil e e ultrapassa da marca de 6 GW de pedidos de turbinas eólicas V150-4,2 MW no Brasil

A 2W Energia, empresa brasileira de maior plataforma de soluções de energia elétrica renováveis do país, acaba de assinar o contrato com empresa Vestas, uma das maiores fabricantes de turbinas do setor eólico, para fornecimento de aerogeradores para o complexo eólico Kairós Wind, que terá 260 MW de potência e deve entrar em operação em maio de 2023.

O contrato oficializa condições comerciais e cronogramas firmes nas quais a Vestas passará a fornecer as máquinas fabricadas no Brasil do modelo V150-4.5, de 4,5 MW de potência cada, além de ser responsável pela operação e manutenção dos aerogeradores por 15 anos.

Com este projeto, a Vestas ultrapassa a marca de 6 GW de entrada de pedidos no Brasil para aerogeradores V150, com modos de potência de 4,2 MW e 4,5 MW, consolidando-se como o modelo de turbina mais vendido de todos os tempos em território brasileiro por seu excelente ajuste às condições de vento locais e um inigualável custo nivelado de energia,. Globalmente, a turbina V150-4.2 MW ultrapassou 17,5 GW na entrada de pedidos.

Os aerogeradores são produzidos localmente de acordo com as regras FINAME do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), criando empregos e expandindo a indústria eólica do Brasil e apoiando a iniciativa do governo de promover soluções renováveis e uma matriz energética mais sustentável.

Investimentos

O empreendimento, que traz recursos de energia limpa e inovação, está localizado no Ceará, nos municípios de Icapuí e Tibau e terá investimentos de R$ 1,4 bilhão. A energia gerada será vendida aos clientes do mercado livre da 2W Energia, sendo o segundo maior empreendimento de geração da 2W Energia.

Além deste projeto, há o complexo Anemus, que terá 139 MW de potência e ficará no Rio Grande do Norte, com a estimativa de início de operação em setembro de 2022. Em novembro de 2021, a companhia recebeu do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) o parecer de acesso permanente do projeto para a rede básica na região.

“Estamos muito felizes com esta parceria com a Vestas para o Projeto Kairós e com o fato de podermos contar com turbinas eólicas com um “track record” tão extenso em todo o mundo, que trarão a qualidade que esperamos para o nosso empreendimento. A 2W Energia tem investido em soluções renováveis para expandir o acesso do país à energia limpa de forma sustentável”, destaca Cláudio Ribeiro, CEO da 2W Energia.

“Estamos muito felizes em ter a 2W como nosso cliente com este primeiro contrato. A confiabilidade e competitividade de nossa plataforma de 4MW, aliada ao contrato de serviço de longo prazo, proporcionará à 2W Energia, uma das maiores plataformas de comercialização de energia, a confiabilidade necessária para continuar provendo as oportunidades de redução de custos, sustentabilidade e gestão para seus clientes no mercado livre de energia”, afirma Eduardo Ricotta, presidente da Vestas da América Latina.