terça-feira, janeiro 31, 2023
terça-feira, janeiro 31, 2023

TCL amplia portfólio no Brasil após volume de vendas bater 34,7 milhões de unidades

Por Joana Lopo

A marca de eletrônicos TCL amplia portfolio no Brasil e anunciou por meio de live realizada nesta quinta-feira (30) e acompanhada pela equipe do INEWSBR, o lançamento de dois smatphones 5G da série 20. A empresa também vai expandir a linha branca, com os refrigeradores, ar condicionados, entre outros, além do seu carro-chefe, que são as TVs LCD.

Na ocasião, o gerente de produto da TCL, João Paulo Resende, disse que em 2020, o volume de vendas de TV ficou entre os cinco primeiros em 19 países do mundo, atingindo um patamar de 34,7 milhões de unidades fabricadas e comercializadas, colocando a TCL na segunda posição no mercado mundial.

“Temos uma das melhores performances dos condicionadores de ar no mundo. Em 2020, ficamos em terceiro lugar no volume de exportação da china. Nossos painéis para TV atingiram patamar de 145 milhões de unidades fabricadas e comercializadas, ocupando o segundo lugar no mundo e o terceiro em tablets e celulares. Nossos eletrodomésticos, como refrigeradores, máquinas de lavar estão entre os cinco melhores, garante o diretor.

Segundo ele, o desempenho positivo se deve ao esforço da empresa em pesquisa e desenvolvimento e aplicação de patentes pelo mundo. Até 2020, conforme Resende, foram aplicadas mais de 77 mil patentes em diferentes regiões do mundo, com investimentos de cerca de 760 milhões de dólares, o que equivale a 7% da receita operacional da empresa. “É um resultado muito expressivo. O sucesso da parceria local entre Semp e a TCL, marca presente na história do brasileiro há 79 anos, é demonstrado nesses números e na nossa colocação no mercado”.

O crescimento global refletido nos negócios, em 2021, no Brasil, como disse o diretor da TCL. Mesmo com os desafios causados com a pandemia e a queda de 19% das unidades vendidas de TVs no mercado brasileiro em geral, a TCL apresentou crescimento, no ano passado, de 12,7%. “Este crescimento constante e acima da média do mercado faz com que nos consolidemos como terceira posição em marktshare, em apenas quatro anos de participação. O crescimento está em todas as categorias de TV, mas acontece mais acentuadamente nas TVs de tela grande. Acompanhando a tendência das 4K, das TVs grandes, enquanto o mercado teve redução de volume, quando comprada ao ano passado, nós tivemos forte crescimento de 35% nesse mesmo período”, conta.

Tecnologia

A aposta da empresa, além de maior inserção no mercado de dispositivos móveis, é em tecnologia. Desde 2014, por exemplo, o diretor comercial da área de mobile no Brasil, Cristiano Silva, disse que a empresa investiu muito em tecnologia em seus 12 smartphones e mais 17 novos produtos, como os tabletes, fone de ouvidos, smartwatch, entre outros.
“No Brasil trabalhamos com nove produtos, mas em 2022 teremos ampla gama de produtos tecnológicos. Lançaremos na próxima semana diversos produtos que virão para o Brasil. Isso porque dominamos tecnologia de ponta e criamos extensa gama de produtos LED”, revela Silva.

No que se refere à TV , este ano a empresa lança uma inovação da TV QLed, com imagens, tons e cores como na vida real, como disse o diretor. “Somos a TV oficial da franquia de jogos Call of Duty, para os apreciadores de jogos. Nossas TVs são mais do que isso, são objetos de decoração, além de inovações tecnológicas, que dão maior imersão nas cenas de jogos, filmes e vídeos”.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas