quinta-feira, dezembro 5, 2024
quinta-feira, dezembro 5, 2024

Rumo vai construir ferrovia de R$11,2 bilhões no Mato Grosso

A Rumo – maior operadora ferroviária do país – assina nesta segunda-feira (20) o contrato de adesão junto ao governo do Mato Grosso  para a construção, implantação e exploração de 730 quilômetros da primeira ferrovia estadual do estado.  A ferrovia vai interligar os municípios de Rondonópolis a Cuiabá, além de Rondonópolis com Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, conectando-se à malha ferroviária nacional, em direção ao Porto de Santos (SP).

O  investimento do projeto é estimado entre R$ 11,2 bilhões, com previsão de operação do primeiro terminal em 2025/2026, e sua conclusão em 2030. A vigência do contrato de adesão é de 45 anos, prorrogável sucessivamente por iguais períodos, conforme cumprimento dos requisitos contratuais.

Estudos realizados pela Rumo Logística indicam que mais de 230 mil empregos serão gerados durante os anos de construção da ferrovia.

Com aproximadamente 13.500 Km de linhas ferroviárias, 1.200 locomotivas e 33.000 vagões, a Rumo atua nas regiões centro-oeste, sul, sudeste e norte, onde quatro dos portos mais ativos do país estão localizados e através dos quais a maior parte da produção de grãos do Brasil é exportada.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas