sexta-feira, março 29, 2024
sexta-feira, março 29, 2024

Votorantim Cimentos inicia a operação de nova fábrica em Pecém

A Votorantim Cimentos, empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis, anuncia o início da operação da nova linha de produção de sua fábrica de cimento no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, no Ceará. Com a ampliação, a unidade passa a ter uma capacidade de produção da ordem de 1 milhão de toneladas de cimento por ano, volume suficiente para construir 40 estádios de futebol, por exemplo. O volume de produção da nova unidade irá reforçar o abastecimento do mercado da região metropolitana de Fortaleza.

A Votorantim Cimentos investiu cerca de R$ 200 milhões no projeto, que teve duração de três anos e priorizou a eficiência energética e a automação industrial, com a instalação de equipamentos de última geração, seguindo a estratégia de sustentabilidade da empresa. Para a execução das obras e início da operação, a unidade gerou mais de 600 empregos, entre diretos e indiretos.

“Essa nova fábrica da Votorantim Cimentos no Pecém e a ampliação da capacidade de produção mostra toda a confiança da empresa no nosso Estado. O empreendimento ajudará a impulsionar a economia, gerando mais emprego e renda aos cearenses. Temos trabalhado dia e noite para atrair novos investimentos ao Ceará e, com isso, aumentar a geração de novos postos de trabalho para a nossa população”, diz o governador do Ceará, Camilo Santana.

“O projeto da ampliação de Pecém nos enche de orgulho e satisfação pela qualidade técnica e pela contribuição ao desenvolvimento social, econômico e ambiental do Estado. Com o investimento que realizamos, fortalecemos nossa atuação e presença em um mercado estratégico e importante, que é o Ceará. Com a nova fábrica, mais moderna e eficiente, vamos aumentar nossa capacidade de produção, distribuição e nível de atendimento aos nossos clientes na região”, afirma o presidente global da Votorantim Cimentos, Marcelo Castelli.

Cimento mais resistente

A nova linha de produção da Votorantim Cimentos em Pecém irá fabricar o Cimento Poty – Todas as Obras. Foram realizados diversos estudos para que o produto, além de oferecer a qualidade já conhecida no mercado do Ceará, tenha como vantagem adicional mais proteção contra a maresia.

“Vamos ofertar ao nosso cliente um produto com a mesma qualidade e performance já reconhecidas, mas com evoluções para atender diversos tipos de obra, da fundação ao acabamento. Estamos muito felizes em avançar em nossos processos para oferecer produtos que atendem as necessidades específicas do mercado cearense, além de apresentarem uma produção com menor impacto ambiental”, diz o diretor de Vendas e Marketing da Votorantim Cimentos, Hugo Armelin.

A nova linha de produção da Votorantim Cimentos em Pecém opera com um novo moinho de cimento, que consome menos energia elétrica. O equipamento vertical reduz em 30% o consumo de quilowatt-hora em comparação ao moinho horizontal. Outra tecnologia sustentável da nova moagem é um circuito fechado de refrigeração que reduz a geração de efluentes. Por meio desse sistema é possível reutilizar a água usada para resfriar os equipamentos, proporcionando uma diminuição de 90% no consumo do recurso hídrico industrial.

Tecnologias de ponta utilizadas na expansão da fábrica cearense também permitirão que a empresa produza um cimento mais sustentável. O cimento produzido em Pecém emite 60% menos CO2 por tonelada quando comparado ao produto produzido anteriormente, beneficiando o meio ambiente e o planeta.

“Todas as iniciativas que desenvolvemos trabalham em sintonia com os nossos Compromissos de Sustentabilidade para 2030 e estão alinhados à missão do setor de produzir concreto carbono neutro até 2050. A conclusão do investimento na fábrica de Pecém também fortalece nosso pilar de competitividade ao focarmos na excelência operacional e oferecer ao mercado produtos baseados em soluções que prezam pela qualidade e respeito ao meio ambiente”, ressalta o diretor de Operações no Brasil da Votorantim Cimentos, Edson Araújo.

Ampliação logística

A Votorantim Cimentos tem duas operações industriais no Ceará. A fábrica de Pecém foi inaugurada em 2008 e produz cimento e argamassas. Antes da ampliação, a capacidade de moagem de cimento da unidade era de 200 mil toneladas por ano. Já a fábrica de Sobral opera desde 1968 e possui duas linhas de produção de cimento com a marca Poty: Todas as Obras e Obras Estruturais. Com o investimento realizado na expansão, as duas unidades somam uma capacidade de produção total de 2,2 milhões de toneladas de cimento por ano no Estado do Ceará.

A Votorantim Cimentos possui atualmente uma linha ferroviária que realiza o transporte de insumos e produtos entre suas instalações de Sobral, de Pecém e do Centro de Distribuição (CD) de Mucuripe, em Fortaleza. Para fortalecer o atendimento da região metropolitana de Fortaleza, a empresa também ampliou o seu ramal ferroviário em 2,6 quilômetros para expedição do produto ensacado e abastecimento do CD. Com isso, a companhia também aumenta suas alternativas logísticas para transportar insumos e abastecer o mercado com seus produtos.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas