terça-feira, março 19, 2024
terça-feira, março 19, 2024

Obras do Prodetur Bahia estão em fase de conclusão

Programa desenvolvido para dar uma nova dinâmica ao turismo náutico na Baía de Todos-os-Santos (BTS), o Prodetur Nacional Bahia avança para a etapa de finalização das suas principais obras. Nesta segunda-feira (29), o secretário estadual de Turismo, Fausto Franco, fez uma visita para acompanhar o andamento de quatro delas, junto com técnicos da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA) e da construtora Pejota: as de Mutá, Jaguaripe, Cacha Pregos e Salinas da Margarida.

Além de melhorar a infraestrutura de atracadouros, marinas e terminais turísticos, para Fausto Franco as obras do programa deverão contribuir para o crescimento do mercado náutico na BTS. “Este mercado está muito aquecido agora, com a pandemia, e depois que os equipamentos forem inaugurados mais pessoas se sentirão estimuladas a comprar embarcações, o que será muito positivo para estes municípios”, afirmou.

No povoado de Mutá (município de Jaguaripe), onde está sendo construído um atracadouro, a obra está 80% executada, faltando detalhes como o guarda-corpo da ponte, iluminação e pavimentação do piso. A previsão, de acordo com o diretor comercial da Pejota, Pedro Júnior, é que a intervenção seja concluída até a segunda quinzena de abril.

“Será um atrativo para turistas, contribuindo para gerar emprego e renda para a população”, avalia o vereador da região, Zildélio França Júnior. Em Jaguaripe, onde o Prodetur constrói um terminal turístico e um atracadouro, as obras também estão avançadas, devendo ser concluídas até o final de abril, segundo o engenheiro Alexandre Dutton, da Pejota.

Para o prefeito Heráclito Arandas, que recebeu o secretário Fausto Franco e equipe, a obra, junto com uma escola para formação técnica que está em construção, dará uma nova dinâmica para a economia e o turismo no município. “Será uma porta de entrada para o nosso turismo náutico, podendo receber muitos barcos, veleiros e jet skis no verão”, afirmou.

“As obras em Mutá e em Jaguaripe vão dar maior suporte ao nosso turismo náutico, inclusive nas regatas, e com elas poderemos oferecer mais conforto às pessoas que nos visitam, valorizando o turismo na região”, disse o secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer de Jaguaripe, Carlos Silveira.

Em Cacha Pregos, onde as obras são mais complexas, com a construção de uma marina, um centro comercial e de lazer e um anfiteatro, a previsão é que a conclusão seja em junho, mesmo mês também para a conclusão da marina de Salinas da Margarida, outra obra complexa que deverá dinamizar o turismo local.

“Nossa expectativa é grande, porque é uma obra muito importante para Salinas, que já recebe muitos barcos no verão”, disse o prefeito Wilson Pedreira.

Também participaram da visita técnica às quatro localidades o assessor de Monitoramento e Avaliação da Unidade de Coordenação do Prodetur (UCP), Bruno Fernandes, e o historiador Rafael Dantas, da Setur.

Prodetur

Com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contrapartida local do Governo do Estado, o Prodetur Nacional Bahia é desenvolvido pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) com o objetivo de promover o turismo náutico na Baía de Todos-os-Santos, gerando emprego e renda para as comunidades. São 12 obras de infraestrutura náutica e uma de cunho cultural, com a requalificação do Museu Wanderley Pinho, em Caboto (Candeias).

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas