Neste ano, a proximidade do Dia dos Pais trouxe uma perspectiva positiva para os micro e pequenos empreendedores do Nordeste. Pesquisa da SumUp, empresa global de tecnologia e soluções financeiras, sobre a expectativa de negócios no período destacou que 58% dos empreendedores da região estão otimistas com as vendas durante a data. O número está acima da média nacional de 51%.
O estudo da SumUp reúne respostas de 615 clientes da fintech, distribuídos por todas as regiões do país, e foi realizado entre os dias 22 a 25 de julho de 2024. O levantamento também aponta que 40% dos empreendedores nordestinos estão neutros com relação ao Dia dos Pais – a média nacional é de 44%. Já os pessimistas somam apenas 2% no Nordeste (5% no Brasil como um todo).
Outro foco da pesquisa é aferir se os empreendedores estão mais otimistas com o Dia dos Pais deste ano do que na mesma data em 2023. No Nordeste, 43% dos negócios estão mais animados em 2024 do que em 2023 (no levantamento nacional, o índice é menor, de 38%).
Marketing
Sobre a intenção de criar iniciativas promocionais no Dia dos Pais, o Nordeste chega a 62% das respostas, enquanto na média geral 52% dos empreendedores planejam realizar promoções ou ações especiais voltadas para a data.
“Os dados indicam que o Nordeste está com a economia aquecida, e que os empreendedores da região esperam aumentar seu faturamento durante o Dia dos Pais. Também é interessante notar que os negócios tendem a apostar mais no marketing do que outras regiões”, comenta Lilian Parola, economista e diretora de mercados de capitais da SumUp para a América Latina.
A SumUp
Companhia global de serviços financeiros que oferece um ecossistema de soluções para microempreendedores, como maquininhas de cartão, conta digital pelo SumUp Bank, empréstimos e links de pagamento, entre outros produtos.
Há 11 anos empoderando empreendedores ao redor do mundo, a SumUp atende mais de 4 milhões de micro e pequenos negócios em mais de 36 mercados na Europa, nos Estados Unidos, na Oceania e na América Latina. No Brasil, está presente desde 2013 empregando 950 pessoas, sendo 49% mulheres e 26% LGBTQIAP+, com uma liderança 44% feminina.